domingo, 23 fevereiro, 2025

EXPEDIENTE | CONTATO

50 pessoas em situação de rua têm carteiras assinadas

Contemplados também receberão aluguel social pago mensalmente e apoio para compra de móveis e eletrodomésticos

Cinquenta pessoas em situação de rua tiveram suas carteiras de trabalho assinadas graças ao Programa Vida Nova Empregabilidade, da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre). Os trabalhadores foram alocados em unidades vinculadas à pasta responsável pelo projeto.

Além de emprego, com carteira assinada, os contemplados terão direito a aluguel social pago mensalmente, além de apoio financeiro para compra de móveis e eletrodomésticos, acompanhamento socioemocional, capacitação profissional e incentivo à educação.

“Os 50 participantes que estavam em situação de rua passaram por Unidades de Acolhimento Institucional (UAIs) antes de serem encaminhados para casas do programa Moradia Assistida ou para receberem aluguel social. Esses trabalhadores, hoje, atuam em equipamentos públicos municipais como Restaurantes Populares, Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Academias Salvador ou nas próprias UAIs, com todos os direitos trabalhistas garantidos, como plano de saúde, vale-alimentação e transporte”, informou a pasta.

Os participantes, da primeira turma, foram certificados durante uma cerimônia no Centro Cultura da Câmara de Vereadores, no Centro. O projeto é responsável por encaminhar pessoas em situação de rua para escolas na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), além de fornecer cursos profissionalizantes junto ao Senai e Senac.

“Ao longo desse período, a gente vai reorganizar a vida deles, inseri-los no programa Minha Casa, Minha Vida, além de encaminhá-los para o mercado de trabalho privado. É um programa inovador. O Brasil tem muita legislação, tem muita lei que fala sobre a população em situação de rua, mas tem pouca prática. Então, Salvador dá hoje um grande exemplo”, argumentou o titular da Sempre, Júnior Magalhães.

Os participantes, da primeira turma, foram certificados durante uma cerimônia no Centro Cultura da Câmara de Vereadores Crédito: Otávio Santos/ Secom PMS

Arquivos