Somente nos sete primeiros meses deste ano, 76% dos acidentes no trânsito de Salvador envolveram motos. Do total de sinistros registrados (2.133), 1.628 tiveram a participação de motocicletas, com 74 mortes.
Com o objetivo conscientizar os motociclistas, a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) acaba de lançar a campanha “Desacelere. Tem sempre alguém esperando por você”, integrada à Semana Nacional do Trânsito 2025, de 18 a 25 de setembro. A ação reforça o alerta contra o excesso de velocidade e se soma a operações de fiscalização pela cidade.
A mensagem mira especialmente homens jovens, de 20 a 29 anos, grupos mais expostos a sinistros fatais. As avenidas Afrânio Peixoto (Suburbana) e Luís Viana Filho (Paralela) registram os maiores índices de ocorrências, com maior frequência entre 18h e 23h59 e aos domingos.
A campanha retorna em setembro após estreia no Maio Amarelo e traz um novo filme que humaniza os números: cada motociclista tem alguém à espera. O vídeo mostra um motociclista excedendo a velocidade nas ruas de Salvador com o objetivo de aumentar a percepção do perigo e motivar a decisão de não ultrapassar os limites.
“O excesso de velocidade associado ao desrespeito às regras de trânsito tem resultado em muitos acidentes com motociclistas. Essa é uma realidade em diversas cidades do Brasil. Campanhas como esta visam sensibilizar os condutores para que possamos prevenir acidentes. Aqui em Salvador, investimos em educação e fiscalização como formas de impedir que vidas sejam destruídas no trânsito”, explica Diego Brito, superintendente de trânsito de Salvador.
A iniciativa é promovida pela Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) e produzida pela agência Viamídia. A campanha será veiculada em TV, rádio, redes sociais, mídia digital, outdoors e monitores eletrônicos pela cidade. As ações contam com apoio técnico da Vital Strategies, no âmbito da Iniciativa Bloomberg para a Segurança Global no Trânsito (BIGRS).
“Essa já é a quarta campanha de Salvador que tem como base dados e evidências sobre o comportamento dos usuários, quem mais precisa de atenção e como mobilizar esses usuários para prevenir sinistros. Estamos orgulhosos de apoiar a cidade em mais esse esforço de comunicação aliado à fiscalização para mudar comportamentos de risco e ajudar a salvar vidas”, afirma Omar Jacob, assessor técnico sênior da Vital Strategies.
Como a campanha atua
Além dos materiais de comunicação, Transalvador integra as peças a operações de fiscalização e prioriza áreas com maior índice de ocorrências. O objetivo é combinar apelo emocional e medidas práticas para reduzir velocidade, proteger pedestres e diminuir mortes no trânsito.