Operação revelou suposto envolvimento do deputado estadual Binho Galinha (Patriota) com a milícia
Afastado das funções desde o início de abril, o tentente-coronel José Hildon Brandão Lobão, da Polícia Militar da Bahia (PM-BA) foi exonerado do cargo de coordenador do Departamento de Polícia Comunitária e Direitos Humanos nesta quinta-feira (18), conforme consta no Diário Oficial do Estado (DOE).
O militar teve o nome citado na Operação El Patron, que revelou o suposto envolvimento do deputado estadual Binho Galinha (Patriota) com a mílicia. A ação foi desdobrada pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) junto com a Polícia Federal que deflagram a ‘Operação Hybris’, desta vez, foi desvendado a suposta ligação de cinco policiais militares, entre eles um tenente-coronel, alvo de mandados de busca e apreensão no dia 9 de abril.
O grupo que integra a mílicia, segundo aponta a Polícia Federal, é investigado por lavar dinheiro advindo de jogo do bicho, agiotagem, extorsão e receptação qualificada.
A dança das cadeiras na Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP-BA) vem sendo promovida pelo governo desde quarta-feira (17). Neste dia, o expediente trouxe quase 20 demissões, envolvendo: tententes, sub-tententes, delegados, investigadores de polícias, capitães e coronéis.