segunda-feira, 23 dezembro, 2024

EXPEDIENTE | CONTATO

Salvador ganha monumentos históricos revitalizados; confira

Entrega é realizada na manhã desta quarta-feira (29), pela prefeitura

Cada parte da cidade ajuda a contar um pouco da sua história. Com isso em mente, a prefeitura de Salvador revitalizou uma série de monumentos históricos, que foram entregues em uma cerimônia na manhã desta quarta-feira (29), na Barra. Entre as peças estão os bustos dos heróis da Conjuração Baiana, na Praça Piedade, e o Marco de Fundação da cidade, no Porto da Barra.

O prefeito Bruno Reis falou sobre o trabalho da gestão municipal em proteger os monumentos da cidade. “Um povo que não tem capacidade de preservar sua história, não tem condições de viver o prsiente e projetar o futuro. Somos primeira capital do Brasil, e durante os 475 anos, desde a fundação da cidade, a história foi marcada pela implantação de monumentos.  Temos fontes históricas e essa grande capcadide cultural. O que estamos fazendo nessa manhã é garantir que esse rico patrimônio seja preservado e possa se perpetuar nas gerações presente e nas que estão por vir”, disse.

A recuperação de monumentos na cidade já recebeu R$25 milhões em investimento pela prefeitura de Salvador nos últimos quatro anos, segundo o gestor.

Durante o evento, o prefeito ainda assinou o ato de tombamento do conjunto de 13 balaustradas antigas, elementos importantes tanto do ponto de vista histórico quanto arquitetônico da cidade de Salvador. Elas estão presentes na orla da Barra, Rio Vermelho, Barroquinha, Bonfim, entre outros lugares da cidade. O tombamento cria regras específicas para a preservação e manutenção das estruturas.

Fernando Guerreiro, presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), também comentou a ação. “E importante que a gente modernize a cidade, mas isso também significa preservar a história e a identidade. Essa é a junção que a prefeitura de Salvador está fazendo sempre”, falou.

Confira a lista dos monumentos revitalizados:

– Bustos dos heróis da Conjuração Baiana

– Efígie de Rubén Darío, erguida no Morro do Ypiranga

– Conjunto arquitetônico que forma o Marco de Fundação da Cidade e a Estátua de Jesus

– Fontes do Santo Antônio e do Baluarte, na Ladeira da Água Brusca; Dos Padres, no Comércio; e Gravatá, em Nazaré.

Marco de fundação da cidade Crédito: Marina Silva/CORREIO

Arquivos