Mulheres de Aço fizeram 2×1 no estádio de Pituaçu
O Bahia é campeão da Série A2 do Campeonato Brasileiro feminino. As Mulheres de Aço conquistaram o título inédito ao vencer o 3B por 2×1, na manhã deste domingo (4), no estádio de Pituaçu. A taça encerrou com chave de ouro a campanha da equipe na divisão de acesso do Brasileirão. No próximo ano, o tricolor jogará a elite da modalidade.
O Esquadrão fez um primeiro tempo controlado e construiu boa vantagem. Vilma abriu o placar, enquanto Ary anotou um gol olímpico. No segundo tempo, o 3B descontou com Rafa, mas parou por aí.
Com o título, o Bahia se torna o primeiro clube baiano a vencer uma edição do Brasileirão feminino. O Esquadrão igualou o feito do Ceará, que conquistou a competição em 2022.
Apesar do vice-campeonato, o 3B também garantiu vaga na primeira divisão. Juventude e Sport foram os outros dois clubes que conquistaram o acesso. Com o objetivo alcançado, o Bahia vai focar agora na disputa do Campeonato Baiano.
O JOGO
Depois do empate por 0x0 no jogo da ida, em Manaus, o Bahia entrou em campo precisando de um triunfo simples para conquistar o título. O time baiano contou com o apoio da torcida em Pituaçu e começou melhor no duelo. O tricolor controlou bem a partida nos minutos iniciais, fazendo marcação alta para pressionar o 3B.
Aos poucos, o Esquadrão encontrou chances para abrir o placar. Letícia e Vilma ficaram no quase. O 3B tentava se livrar do Bahia na base do contra-ataque e bolas paradas, mas as Mulheres de Aço conseguiam neutralizar as investidas adversária
A presença ofensiva do Bahia surtiu efeito. Ary iniciou a jogada e achou Dan do lado direito. A lateral cruzou para Vilma, que se antecipou à marcação e de cabeça abriu o placar para o Esquadrão, aos 27 minutos.
A vantagem e o forte calor em Salvador fez o Bahia segurar um pouco do ritmo, mas o time seguiu com o domínio do confronto. Na reta final do primeiro tempo, a equipe baiana conseguiu ampliar.
Aos 46 minutos, Ary cobrou escanteio fechado e contou com a falha da goleira Camila para fazer um gol olímpico em Pituaçu e deixar o tricolor mais perto do título
No segundo tempo, o 3B voltou disposto a correr atrás do prejuízo. Logo aos cinco minutos, a defesa do Bahia vacilou e o cruzamento rasteiro de Roque caiu nos pés de Rafa. Livre de marcação, ela teve tranquilidade para fuzilar a goleira Yanne, descontando o placar.
O time do Amazonas pressionou o Bahia em busca do empate que levaria a decisão para os pênaltis. O tricolor equilibrou a partida e o duelo ficou aberto até o fim. Aos 39 minutos, Katyelle teve a chance de deixar tudo igual, mas na marca do pênalti pegou mal na bola e perdeu uma chance incrível para o 3B.
A arbitragem deu oito minutos de acréscimos e ouviu protestos da torcida tricolor em Pituaçu, mas as Mulheres de Aço seguraram o placar e ao apito final soltaram o grito de campeão.