Secretário de Turismo, Maurício Bacelar, detalha ações da pasta para turistas na folia momesca
A Bahia deve receber mais de 3,5 milhões de turistas durante o Carnaval, que começa oficialmente em uma quinta-feira, 27 de fevereiro. Isso é o que prevê o secretário estadual de Turismo (Setur), Maurício Bacelar.
O desembarque dos visitantes no estado, por sua vez, deve resultar em uma economia de R$ 7 bilhões aos cofres públicos, conforme estima o titular da pasta, que diz que os recursos devem “se transforma em geração de emprego e renda para os baianos”.
As declarações do gestor público foram dadas nesta sexta-feira, 14, durante o anúncio das ações do governo da Bahia para a folia, feito pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), no Cineteatro 2 de Julho, em Salvador.
A ocasião também contou com a presença do vice-governador Geraldo Jr. (MDB), coordenador da folia. Para o emedebista, a festa será a “maior” para baianos e visitantes.
“Vamos para as ruas celebrar a força do nosso povo, a raiz, a ancestralidade, a vitalidade, a valorização de artistas e compositores locais. Queremos fazer para os baianos e turistas, o maior carnaval da história do planeta”, afirmou.
O lançamento contou com apresentações musicais de Luciano Calazans, Gerônimo, Márcia Short, Tonho Matéria e Carla Visi, reforçando a tradição e inovação da festa baiana.
Recepção
O Carnaval de Salvador é considerado o maior do mundo. Para que os turistas se sintam à vontade, a Setur disponibilizará um Serviço de Atendimento a este público, com postos estratégicos no Aeroporto, Rodoviária, Pelourinho e principais circuitos do carnaval.
O secretário da pasta, Maurício Bacelar, explica a iniciativa. “Desde a chegada, os turistas já entram no clima do Carnaval. Nos principais portões de entrada do estado, os receptivos dão as boas-vindas e, nos circuitos, os pontos de atendimento garantem informações sobre a programação dos desfiles, localização de postos de saúde, policiamento, táxis e demais serviços essenciais”.
A Setur também realiza o programa “Até Breve” que auxiliará os visitantes na saída da cidade pelo aeroporto de Salvador, garantindo um atendimento qualificado. Além disso, será realizada uma pesquisa de caracterização do turismo receptivo e avaliação dos serviços oferecidos durante a festa.
Turistas no Pelourinho, em Salvador — Foto: Valma Silva / G1 BA