Segundo o prefeito, pequenas reformulações estão sendo realizadas no imóvel
A Prefeitura de Salvador ganhará nova sede ainda neste ano. A informação foi confirmada pelo prefeito Bruno Reis (União Brasil), durante coletiva de imprensa nesta quinta-feira (5). A mudança será do Palácio Tomé de Sousa, na praça de mesmo nome, para o Palácio da Sé, que fica ao lado da Praça da Cruz Caída. Ambos os edifícios são localizados na região do Pelourinho, no Centro Histórico de Salvador.
Bruno Reis lembrou que há uma disputa judicial pelo imóvel ocupado atualmente pela gestão municipal. “Nós já extrapolamos o prazo dado pela Justiça para sair de onde hoje funciona a sede da prefeitura. Depois de 25 anos de uma ação, em que entramos com todos os recursos cabíveis, chegou o momento em que não há mais recursos a não se cumprir a decisão”, disse o prefeito.
Ele disse ainda que o acervo existente no Palácio da Sé foi transferido. “Devemos começar as pequenas intervenções no Palácio da Sé na próxima semana, e a nossa expectativa é fazer essa mudança ainda neste ano, já que o prazo estipulado pela Justiça já foi extrapolado”, afirmou Bruno Reis.
Nova sede
O Palácio da Sé foi construído no início do século XVIII para ser residência de arcebispos e foi inaugurado em 1715. É um dos exemplos de arquitetura do período colonial na cidade. O imóvel possui subsolo e três pavimentos sobre a rua. O edifício ligava-se à antiga Igreja da Sé por passadiços elevados. Em 1933, a igreja foi demolida para permitir a expansão dos trilhos dos bondes da Companhia Linhas Circular de Carris da Bahia.
Foto: Divulgação