sexta-feira, 1 agosto, 2025

EXPEDIENTE | CONTATO

Bandeira vermelha de junho eleva conta de luz em Salvador

A capital baiana registrou um aumento de 0,42% em junho ante o mês de maio, que foi de 0,20%

A conta de energia não baixou, e a inflação também não: foi o que mostrou a recente publicação Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Salvador, ao contrário do índice nacional, registrou um aumento de 0,42% em junho ante o mês de maio, que foi de 0,20% – 0,22 p.p.

A conta de energia foi um dos principais itens que puxaram a prévia da inflação – índice que aponta o aumento dos preços dos produtos no Brasil – em Salvador. Na capital baiana, a energia residencial foi responsável pela alta de 2,30% em junho. Um dos principais fatores para o aumento está atribuído a bandeira tarifária vermelha recentemente determinada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Bandeira vermelha

As contas de energia elétrica, portanto, tiveram cobrança adicional de R$ 4,46 (quatro reais e quarenta e seis centavos) a cada 100 kW/h (quilowatt-hora) consumidos. A medida foi adotada diante da queda no volume de chuvas e da diminuição da geração de energia por hidrelétricas, conforme projeções do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Para compensar a baixa nas afluências, será necessário acionar usinas termelétricas, que têm custo de produção mais elevado.

No mês de maio, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), fechou o mês de maio com uma alta de 0,26%. O subgrupo de energia elétrica fechou o mês com alta de 2,77%. Em Salvador, a alta foi de 4,77 – 0,15 p.p a mais que a média nacional

A conta de energia foi um dos principais itens que puxaram a inflação – 

Arquivos