sábado, 26 julho, 2025

EXPEDIENTE | CONTATO

Bruno Reis participa de ação da FNP sobre desastres climáticos

O prefeito de Salvador, Bruno Reis, participou nesta sexta-feira (25), em Brasília, do lançamento da nova Plataforma Digital de Boas Práticas da Comissão de Adaptação Urbana e Prevenção de Desastres (CASD), órgão da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP). Acompanhado do diretor-geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macêdo, o prefeito destacou o papel estratégico que a ferramenta terá na disseminação de soluções inovadoras a serem adotadas pelos municípios brasileiros para enfrentar os desafios das mudanças climáticas e prevenir desastres.

Bruno Reis, que é vice-presidente de Adaptação Urbana e Prevenção de Desastres da FNP e presidente da CASD, destacou a experiência da Codesal com o Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme (Cemadec), uma das práticas presentes na ferramenta. A plataforma está disponível através do site casd.fnp.org.br e reúne cases de sucesso de todo o país para que outros prefeitos e secretários repliquem em suas cidades.

“Estamos vendo no Brasil e no mundo as consequências da emissão de gases que intensificam o efeito estufa, levando ao aquecimento global. Fenômenos da natureza têm ocorrido com mais intensidade, em épocas inesperadas. Em Salvador, por exemplo, historicamente as chuvas acontecem entre março e junho, mas estamos em julho enfrentando fortes chuvas — e já registramos chuvas atípicas até mesmo em novembro do ano passado. Isso sem falar nas temperaturas elevadas no verão”, disse Bruno.

O prefeito afirmou que a emergência climática exige união dos municípios, e a ferramenta da FNP veio para fomentar o intercâmbio de ideias entre eles. “Essa plataforma é um marco para inspirar e orientar outras cidades, promovendo um Brasil mais preparado e resiliente. As mudanças no clima exigem de nós, gestores, capacidade de adaptação e preparo para o enfrentamento”, completou.

O evento foi realizado na sede da FNP na capital federal e contou com a participação de representantes do Governo Federal, do Ministério do Meio Ambiente, da organização de pesquisa climática WRI Brasil e do banco Itaú, além de diversos prefeitos de todo o país. Bruno celebrou o crescimento da CASD: “De abril a julho, conseguimos a adesão de 50 gestores municipais. Isso mostra que os municípios estão comprometidos com a pauta da adaptação, da resiliência e da prevenção. Precisamos compartilhar o que está dando certo.”

A iniciativa da Prefeitura de Salvador ao criar o Cemadec e o sucesso da sua operação foram apresentados pelo diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, na palestra ‘Monitoramento Climático e Gestão de Riscos em Tempo Real’. A trajetória da coordenadoria desde 2015, a montagem da equipe especializada, os equipamentos que compõem a rede municipal de prevenção, entre outras informações técnicas, foram alguns dos tópicos da apresentação.

Criada em 2022, a CASD passou por um processo de reestruturação em 2025, assumindo sua configuração atual como Comissão Permanente da FNP de Adaptação Urbana e Prevenção de Desastres. A nova fase fortalece o diálogo com a agenda climática nacional, promovendo a cooperação entre as cidades e o fortalecimento das defesas civis locais. O órgão tem como objetivo “acompanhar, de forma permanente, a pauta de adaptação urbana e gestão de riscos e desastres junto aos órgãos competentes a fim de contribuir com a construção e promoção de instrumentos, estratégias e políticas públicas nestas agendas.”

Fotos: Divulgação/ FNP

Arquivos