A noite desta terça-feira (29) foi de festa para os moradores de Cajazeiras X com a entrega da Arena Abelha, na Rua Apolônio Sales. Com esta inauguração, realizada pelo prefeito Bruno Reis e pelo titular da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), Júnior Magalhães, a cidade passou a contar com 80 campos com grama sintética, estruturas totalmente gratuitas para a prática de futebol e de outras modalidades esportivas. Ao todo, serão entregues 120 campos com grama sintética nos próximos meses.
Bruno Reis comemorou a marca e ressaltou que nunca antes se investiu tanto na iluminação e na reforma dos campos, promovendo uma verdadeira transformação na cidade. “De cima, é possível ver um pouco da transformação que a Prefeitura tem proporcionado, é possível ver a cidade toda iluminada em LED e ver esses campos de grama sintética espalhados pelos diversos bairros. Nós tentamos contar os campos de futebol de Salvador, mas frequentemente surge um novo campo e uma nova quadra. Todos estão 100% iluminados em LED”, afirmou.
O prefeito pontuou que Salvador conta com cerca de 670 campos e quadras. “Desses 670, 120 estão com grama sintética, sendo que outros 40 ainda serão inaugurados. Não há cidade no Brasil com uma quantidade semelhante de campos públicos gratuitos de grama sintética para a comunidade jogar e praticar outros esportes. São campos que requerem investimentos para a execução, portanto o único pedido que eu faço para a comunidade é que nos ajude a tomar conta para mantê-los conservados”, salientou.
Ele frisou, ainda, que os investimentos na área esportiva refletem diretamente na inclusão social das crianças, jovens e adolescentes e na melhoria da qualidade de vida da população. “O esporte é uma das ferramentas de inclusão social utilizadas pela Prefeitura para evitar que os jovens entrem no mundo das drogas e da marginalidade”, destacou.
“Eu não conheço outra cidade que tenha tantos programas e projetos na área do esporte como nós temos, não apenas as arenas de grama sintética, a piscina olímpica, os Centros de Iniciação ao Esporte (CIEs), mas também incentivos para que os atletas possam viajar para participar de competições, o Bolsa Atleta, o programa Viva Esporte e o apoio que damos para diversas competições em nossa cidade para avançar na área social, pois investir no esporte é investir no social, é investir na saúde e na segurança”, acrescentou.
Estrutura – A Arena Abelha teve toda a estrutura reformada com a colocação de novas traves, rede de proteção, alambrado, reforma do vestiário, serviços de iluminação, de drenagem, preparação da base e colocação da grama sintética.
A obra foi coordenada pela Sempre e contou com um investimento de R$727,3 mil. Além desse montante, a Diretoria de Serviços de Iluminação Pública de Salvador (Dsip) investiu R$105,8 mil em obras de infraestrutura elétrica, que conta com 22 projetores em LED para a melhoria da iluminação da arena.
André de Oliveira, 47, é um dos diretores do baba que ocorre no local de segunda a sábado, com revezamento de equipes em horários alternados: das 18h às 20h e das 20h às 22h. Ele recordou-se dos problemas antigos do campo: “Aqui era de barro, havia vários defeitos, inclusive de drenagem. Se chovesse muito, não tinha como rolar o baba, porque a drenagem daqui era péssima e alagava tudo. Às vezes, a gente perdia até o domingo, porque não tinha condições de jogar”.
Ele celebrou a entrega do equipamento. “Hoje nós temos essa coisa linda e maravilhosa e somos só gratidão. Foi uma promessa da Prefeitura que foi cumprida. Hoje pode chover o que for que não impede o nosso baba. A drenagem está ótima, não fica mais resíduo de água, os refletores acendem sozinhos, então foi um serviço bem-feito. A equipe que trabalhou nessa obra está de parabéns. Nós estamos nos organizando sempre para fazer a limpeza do vestiário ao final de cada partida para conservar do jeito que está”, completou André.
Também praticante de futebol, Marcos dos Santos, 45, e morador do bairro há 15 anos, destacou a qualidade da arena e a valorização da localidade com o serviço. “Aqui se tornou um equipamento perfeito que a Prefeitura disponibilizou para a nossa comunidade. A gente vinha nessa luta há muito tempo e tivemos, graças a Deus, esse apoio e concretização do nosso sonho. Não podemos deixar de enaltecer esse trabalho que proporcionou uma mudança completa. Quando a prefeitura faz uma obra desse tipo, valoriza o entorno e o bairro. Meus amigos do trabalho ficam encantados quando vêm aqui e veem o equipamento todo estruturado do jeito que está. Alguns deles jogam aqui. Por isso, eu quero agradecer mesmo à prefeitura e a toda a equipe envolvida”, disse.
Ele destacou que além das equipes de futebol formadas por adultos, existe um trabalho social desenvolvido por meio de uma escolinha de futebol para crianças que também utilizam o campo. “Nós disponibilizamos horários para a meninada brincar. Além desse projeto social infantil, temos também o pessoal da melhor idade que participa do funcional. Temos muito que agradecer à Prefeitura por esse trabalho lindo. É um tapete. Todos que chegam aqui se admiram e a gente vai para a frente, zelando pela manutenção para que a arena continue linda do jeito que está”.
Fotos: Valter Pontes/ Secom PMS
Reportagem: Nilson Marinho e Priscila Machado/ Secom PMS