Obra foi incluída no PPI e no PAC; decreto presidencial deve consolidar participação da União já na próxima semana
O secretário especial do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) da Casa Civil, Marcus Cavalcanti, confirmou, com exclusividade ao Portal A TARDE, que a Ponte Salvador–Itaparica foi qualificada tanto no PPI quanto no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Conforme antecipado por ele, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve assinar, já na próxima semana, o decreto que consolida o apoio do governo federal ao projeto.
Cavalcanti ressaltou que a União irá apoiar financeiramente a concessão da obra, considerada uma das mais aguardadas da Bahia.
O investimento prevê a ligação direta entre a capital baiana e a Ilha de Itaparica, reduzindo distâncias e integrando de forma mais rápida a Região Metropolitana de Salvador ao Recôncavo e ao Baixo Sul do estado.
O governo da Bahia já tinha expectativas sobre a inclusão da Ponte Salvador–Itaparica entre os projetos contemplados pelo PAC. O secretário da Casa Civil do Estado, Afonso Florence, vinha demonstrando otimismo quanto ao apoio federal.
Em entrevistas, Florence destacou que o governador Jerônimo Rodrigues conversou diversas vezes com o presidente Lula, além de reuniões técnicas com a equipe da União e com o ministro Rui Costa.
Segundo ele, há uma sintonia entre a modernização do contrato do governo da Bahia com a Concessionária Ponte Salvador Itaparica (CPSI) e os trâmites necessários para viabilizar a participação da União.
“No momento adequado, do ponto de vista formal, para a contratação do aporte público previsto no contrato, o governo do Estado vai formalizar o pedido de participação do governo federal. Poderemos ter um cronograma assim que concluirmos o processo de modernização do contrato”, afirmou Florence.
Foto: Divulgação