A primeira etapa da revitalização do Parque Metropolitano do Abaeté foi entregue nesta quarta-feira (3). O governador Jerônimo Rodrigues (PT) inaugurou a reforma da Casa da Música e do Centro de Atividades, marcando os 32 anos do parque e retomando a ocupação comercial da lagoa.
Obra executada pela Conder em parceria com o Inema recebeu R\$ 5,5 milhões e incluiu modernização do posto da Polícia Militar (com videomonitoramento), sistemas sustentáveis (captação de águas pluviais e placas fotovoltaicas), recuperação da infraestrutura e do parque infantil. A Casa da Música recebeu cerca de R\$ 260 mil para fachada, cobertura, instalações elétricas e hidrossanitárias, climatização, estrutura cênica, paisagismo e saídas de emergência.
No Centro de Atividades, 14 pontos comerciais ganharam acessos adaptados para pessoas com deficiência; restaurante e cozinha foram reformados. O Estado publicou edital de Chamamento Público para 12 espaços comerciais, com prioridade para empreendedores da região de Itapuã.
O governador ressaltou a importância do local como Área de Preservação Ambiental (APA) e reduto cultural ligado às ganhadeiras, ao samba e à música baiana. Para a segunda etapa, foram assinadas ordens de serviço para construção do Centro de Memória e da Casa do Samba das Ganhadeiras de Itapuã, com investimento estimado em R\$ 3 milhões — espaços para exposições, oficinas e apresentações artísticas.
“Aqui é uma Área de Preservação Ambiental (APA) carregada de história: das ganhadeiras, da música popular brasileira, dos grupos de afoxés. O meu desejo é que a comunidade de Itapuã tenha nesse ambiente lazer, diversão, segurança, pertencimento cultural, e que as escolas possam fazer passeios pedagógicos. Aqui conhecemos mais da história da Bahia”, enfatizou.
Para a segunda etapa da obra, o chefe do executivo baiano assinou ordens de serviço para a construção do Centro de Memória e da Casa do Samba das Ganhadeiras de Itapuã. Os espaços culturais terão investimento estimado em R$ 3 milhões e áreas destinadas a exposições de arte, oficinas formativas e apresentações artísticas e musicais.
A Casa da Música abriga 700 peças da memória musical da Bahia — manuscritos, fitas, instrumentos e o “fobica”, considerado o primeiro trio elétrico.
Morador de Itapuã há 45 anos, Edclaudio “Nego de Itapuã” afirmou que a intervenção reposiciona a lagoa no roteiro turístico e restabelece laços culturais da comunidade. O guitarrista Armandinho, presente na inauguração, destacou o papel da Casa da Música na preservação da história do carnaval e da guitarra baiana.
Aberto em 1993, o Parque Metropolitano do Abaeté reúne lagoas interligadas, dunas, restinga e espécies endêmicas, como o lagartinho-do-Abaeté, e mantém tradição ligada a práticas religiosas de matriz africana, às lavadeiras e à poesia de Vinícius de Moraes, Dorival Caymmi e Toquinho.