O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei nº 15.196, reconhecendo o carnaval de Salvador como “manifestação da cultura nacional”. A medida foi publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (8). A informação é da reportagem de Pedro Peuzzi, da Agência Brasil.
Segundo o Ministério do Turismo, a lei reforça “não apenas a importância do espetáculo visual e dos ritmos contagiantes que arrastam multidões, mas também a relevância histórica, social e cultural do festejo, principalmente para a cultura afro-brasileira”.
Com a sanção, o evento recebe “um selo que a consagra em todo o país, prestando homenagem à capital baiana e à toda cadeia produtiva que faz do evento baiano uma experiência única no mundo”.
Em nota, o ministro do Turismo, Celso Sabino, afirmou: “Com o reconhecimento, estamos dizendo ao mundo que o Brasil reconhece a importância de uma das experiências culturais mais potentes do planeta, uma festa que gera emprego, renda e que é um orgulho imenso para todos nós”.
Em 2025, de acordo com um levantamento da Prefeitura de Salvador, o carnaval atraiu mais de 1 milhão de pessoas e movimentou quase R$ 2 bilhões para a economia da cidade.
Lei semelhante foi sancionada em maio pelo presidente Lula, reconhecendo, no caso, o carnaval pernambucano.