A Prefeitura de Salvador realiza neste domingo (21), a partir das 9h, no Parque da Cidade, em Itaigara, a Caravana Mata Atlântica. A ação marca o Dia da Árvore com a doação gratuita de 1 mil mudas nativas do bioma e orientações técnicas sobre plantio adequado.
O secretário da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Anima (Secis), Ivan Euler, destacou o papel da população na preservação ambiental.
“A Caravana da Mata Atlântica é mais do que uma ação simbólica no Dia da Árvore, é um compromisso concreto com a recuperação ambiental e a conscientização da população. Ao distribuirmos 1 mil mudas nativas da Mata Atlântica e orientarmos sobre o plantio correto, estamos fortalecendo o vínculo entre as pessoas e a natureza, além de contribuir diretamente para a restauração de um dos biomas mais ameaçados do país”, afirmou.
Aproximação com a comunidade
Segundo João Resch, diretor do Sistema de Áreas de Valor Ambiental e Cultural (Savam), a iniciativa busca integrar moradores ao processo de conservação.
“O projeto Caravana da Mata Atlântica tem como objetivo principal levar a temática da Mata Atlântica às comunidades, disseminando informações sobre sua importância e os serviços ecossistêmicos prestados pelas árvores. Oferecemos orientação sobre como plantar árvores, abordando aspectos ambientais e promovendo a educação ambiental de forma clara e didática”, explicou.
Resch ressaltou ainda que a edição deste domingo terá caráter especial.
“As mudas, disponibilizadas em tubetes, serão acompanhadas por instruções detalhadas da nossa equipe técnica sobre o plantio adequado, incluindo informações sobre o tipo de solo e as especificidades de cada espécie. O objetivo é garantir o sucesso do plantio, permitindo que os cidadãos contribuam ativamente para o meio ambiente, a sociedade e o futuro da humanidade, colocando literalmente a mão na massa para plantar suas árvores”, completou.
Políticas ambientais recentes
A ação integra um conjunto de políticas ambientais em andamento no município. Entre março e setembro de 2025, a Secis contabilizou o plantio de 12.640 árvores em Salvador por meio da Operação Plantio-Chuva — o maior volume já registrado desde o início da iniciativa.
Outro projeto em curso é o Corredor Verde, lançado no mês passado, que prevê a arborização de grandes vias da capital. A Avenida Manoel Dias da Silva será a primeira a receber 115 árvores, seguida por ruas e avenidas como Silveira Martins, Dom João VI, Fernandes da Cunha, Jequitaia, Juracy Magalhães, Cônego Pereira e também o bairro Dois de Julho.