domingo, 22 fevereiro, 2026

EXPEDIENTE | CONTATO

Governo Federal qualifica ponte Salvador–Itaparica como prioridade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou o Decreto nº 12.630, que qualifica o Sistema Rodoviário Ponte Salvador–Ilha de Itaparica no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) da Presidência da República. O ato foi publicado no Diário Oficial da União na segunda-feira (22).

A medida amplia o tratamento prioritário federal ao empreendimento, considerado o maior projeto de infraestrutura em andamento na Bahia, e garante prioridade em processos de licenciamento, obtenção de financiamento e na estruturação de parcerias com a iniciativa privada.

A construção da ponte foi tratada pelo presidente Lula em encontros com o presidente da China, Xi Jinping, com o objetivo de acelerar a assinatura do novo acordo contratual entre o Consórcio Chinês, responsável pela obra, e o Governo da Bahia. O novo acordo foi formalizado em junho deste ano.

O projeto prevê uma ponte estaiada de mais de 12 quilômetros, conectando Salvador à Ilha de Itaparica, reduzindo em mais de 100 km a distância entre a capital e áreas turísticas do Sul e Baixo Sul do estado.

“O projeto da ponte tem potencial para transformar a mobilidade e a economia regional, encurtando distâncias, facilitando o escoamento da produção e incentivando o turismo no litoral baiano”, disse o ministro da Casa Civil, Rui Costa, ao comentar o impacto esperado da obra. “Em pouco tempo, o investimento na obra da ponte se pagará, pois retornará à sociedade em forma de desenvolvimento econômico e social, com a geração de milhares de empregos.”

Segundo Marcus Cavalcanti, secretário especial do PPI, a qualificação significa que “o projeto passa a ser considerado prioritário para investimentos no âmbito da União”, abrindo caminho para maior celeridade em licenciamento, acesso a financiamentos e possibilidade de aportes federais, já que a obra está incluída no Novo PAC.

Prioridade e próximos passos

Com a inclusão no PPI, o empreendimento terá prioridade no acompanhamento federal e na formatação de parcerias público-privadas. Autoridades estimam que a qualificação facilite a conclusão do projeto executivo e a liberação de recursos necessários para o início das obras.

O cronograma oficial indica previsões de início de obras alinhadas a etapas contratuais e finalização do projeto executivo pela empresa responsável, com expectativa de início dos trabalhos em 2026, conforme anúncios anteriores das autoridades estaduais e federais.

Publicidade

Arquivos