A Ponte do Grande Cânion Huajiang foi aberta ao tráfego na manhã deste domingo (28), na província de Guizhou, no sudoeste da China, reduzindo o tempo de viagem através de um desfiladeiro profundo de duas horas para apenas dois minutos após três anos de construção.
De acordo com a agência chinesa de notícias Xinhua, a estrutura se eleva 625 metros acima do rio Beipan — altura que a torna quase nove vezes maior que a Ponte Golden Gate, em São Francisco. Com 1.420 metros de vão principal, o projeto foi classificado pelas autoridades provinciais de Guizhou como a ponte suspensa de viga treliçada de aço com maior vão do mundo em terreno montanhoso.
Cruzando o que é apelidado de “a rachadura da Terra”, o Grande Cânion Huajiang, a obra tem 2.890 metros de extensão e integra a rápida expansão da malha de infraestrutura da China, segunda maior economia do mundo.
O título de ponte mais alta substitui um recorde regional: a antiga ponte mais alta do mundo, também sobre o rio Beipan, tem altura livre de 565,4 metros e está localizada a pouco mais de 100 quilômetros da nova estrutura. O recorde anterior havia sido inaugurado em 2016.
Guizhou, província tradicionalmente menos desenvolvida por seu relevo montanhoso, construiu ao longo dos anos mais de 30 mil pontes, incluindo três entre as mais altas do planeta. Segundo dados locais, a província abriga quase metade das 100 pontes mais altas do mundo.