O cantor Milton Nascimento, 82 anos, enfrenta um quadro delicado de saúde após ser diagnosticado com demência por corpos de Lewy, doença neurodegenerativa progressiva que afeta memória, linguagem e mobilidade. Segundo o filho, Augusto Kesrouani Nascimento, a rotina do artista tem sido marcada por “diálogos silenciosos”, visitas restritas e acompanhamento médico constante.
Em casa, na Zona Sudoeste do Rio de Janeiro, Milton conta com uma equipe de enfermeiros em tempo integral. As maiores dificuldades estão relacionadas à alimentação, o que já levou o cantor a uma internação em junho por desidratação.
“Nossos diálogos têm sido, em sua maioria, silenciosos ou um pouco confusos. Meu pai me chama e tenta falar comigo, mas nem sempre consegue se expressar”, contou Augusto nas redes sociais. “As inúmeras ligações quando eu viajava para trabalhar já não existem mais, nem mesmo a curiosidade por boas fofocas da vida, ou a espera ansiosa por cada vez que eu retorno para casa, quando ele me aguardava com uma camiseta com a nossa foto.”
Afeto no cotidiano
Apesar das limitações, Augusto afirma que os gestos de carinho resistem ao avanço da doença. “Em alguns momentos, enquanto assisto televisão com ele, em meio ao silêncio, ele puxa e segura a minha mão. Também tem sido comum que ele só aceite fazer algumas refeições quando eu estou ali o incentivando”, relatou.
A doença, que também atingiu o ator Robin Williams, causa lapsos de memória, alucinações, rigidez muscular e desorientação. Augusto explicou que os primeiros sinais surgiram no fim de 2024, quando o pai ficou mais esquecido, repetitivo e distante.
Viagem como despedida
Mesmo antes da piora, pai e filho viveram momentos especiais. Em maio, os dois embarcaram em uma viagem de motorhome pelos Estados Unidos, percorrendo cerca de quatro mil quilômetros. “Eu dirigia com ele sempre ao meu lado de copiloto, escolhendo as músicas. De alguma forma, eu sabia que aquela viagem seria uma despedida desses momentos”, disse Augusto.
Hoje, apenas amigos próximos, como Márcio Borges, parceiro de Milton no Clube da Esquina, mantêm contato, embora o cantor já não sustente conversas longas. “Tem sido uma batalha diária, uma dor intensa e um vazio enorme no peito, pois, de alguma forma, o meu melhor amigo está me deixando aos poucos”, desabafou.
Dignidade e cuidado
O filho ressalta que o foco agora é preservar conforto e dignidade. “Venho tentando retribuir todo o bem, o amor, cuidado e carinho, dando o máximo de dignidade que ele pode e merece ter nesse momento”, escreveu.

