Um homem de 61 anos foi preso na manhã desta segunda-feira (6), no Rio de Janeiro, acusado de liderar um grupo especializado em extorsão mediante sequestro responsável por pelo menos três ações na região de Ubaitaba, no sul da Bahia. A prisão foi cumprida durante a Operação Alligator, coordenada pela Polícia Civil da Bahia em parceria com a Polícia Civil do Rio de Janeiro.
A operação envolveu o Departamento Especializado de Investigações Criminais (DEIC) e a 7ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Ilhéus), além da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE) da Polícia Civil do Rio de Janeiro. As apurações apontaram que o grupo mantinha vítimas em cativeiro e exigia pagamento em dinheiro para a libertação.
O crime mais recente atribuído ao grupo ocorreu em 23 de setembro, com uma mulher de 55 anos como vítima. Nesta segunda, equipes cumpriram mandados de prisão e busca e apreensão em diversos endereços no Rio de Janeiro, resultando na captura do suspeito, que já usava tornozeleira eletrônica.
Segundo o relatório da investigação, o preso tem ficha criminal extensa, com registros por invasões a residências, roubo de carga, tráfico e associação para o tráfico, receptação, desobediência e lesão corporal culposa por atropelamento. As investigações também indicaram que o grupo planejava novos sequestros nas semanas seguintes.
A ação integrada entre policiais da Bahia e do Rio de Janeiro foi determinante para desarticular a estrutura da organização criminosa, impedindo a continuidade das ações planejadas. O homem permanece custodiado e à disposição da Justiça.