A BYD inaugurou sua primeira fábrica no Brasil, no município de Camaçari, na Bahia, nesta quinta-feira (9). O evento contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e do fundador e CEO global da marca chinesa, Wang Chuanfu, com o Ministro da Casa Civil, Rui Costa, além de outros convidados.
Projetado para ser o maior complexo industrial da empresa fora da Ásia, o empreendimento recebeu investimentos de R$ 5,5 bilhões. Com uma área de 4,6 milhões de metros quadrados e 1 milhão de m² construídos, a BYD abriga uma das mais modernas estruturas fabris automotivas da América Latina.

A linha de produção mista permite a fabricação simultânea de modelos híbridos e 100% elétricos. A montadora tem capacidade inicial para produzir 150 mil veículos por ano e 300 mil em uma segunda etapa. A BYD cuja sigla inglês significa “Build Your Dreams” é a maior fabricante de veículos elétricos e híbridos do mundo. A fábrica também sediará centros de pesquisa, laboratórios de motores e outras estruturas de apoio à mobilidade elétrica.
Desde o início de outubro, 350 trabalhadores foram contratados, com a previsão de alcançar 1,8 mil até o fim do mês e 2 mil nas semanas seguintes. Quando estiver em pleno funcionamento, o complexo terá potencial de gerar 20 mil empregos, entre diretos e indiretos, incluindo funcionários, prestadores de serviço e fornecedores.
As obras foram iniciadas em março de 2024. A primeira das 26 instalações do complexo está em operação e os primeiros veículos montados na unidade já começam a ser distribuídos para a rede de concessionárias. A atual fábrica da BYD foi adquirida junto à Ford em 2023 e é a maior unidade da BYD fora da China.
A instalação da fábrica na cidade baiana tem o posicionamemto estratégico de exportar a outros países da América do Sul. A montadora chinesa quer se posicionar entre as três líderes do mercado no Brasil. Na Bahia, a BYD produzirá unidades do Dolphin Mini, modelo elétrico e veículo mais barato vendido pela fabricante no país. Também serão produzidos outros dois híbridos, o SUV Song Pro e o sedã King.
A princípio, os veículos serão montados pelo modelo SKD (Semi Knocked Down), no qual os carros chegam parcialmente montados da China e são finalizados localmente. No entanto, a BYD planeja avançar em breve para o sistema CKD (Completely Knocked Down), com veículos chegando totalmente desmontados e uma maior participação de componentes nacionais na produção.
Motorres híbridos flex
A montadora chinesa também revelou que vai fabricar no Brasil motores híbridos flex. A empresa entregará 30 unidades do Song Pro com essa motorização para utilização na COP30, em Belém (PA). O motor será baseado no atual 1.5 aspirado, adaptado para funcionar com etanol. Ainda não há previsão para o lançamento desses veículos no mercado.