sábado, 21 fevereiro, 2026

EXPEDIENTE | CONTATO

Oficina gratuita de teatro com Lúcio Tranchesi no Boca de Brasa

O Espaço Cultural Boca de Brasa Centro, na Barroquinha, recebe na terça-feira (21) a oficina gratuita “Entre o Ator e a Personagem”, ministrada pelo ator Lúcio Tranchesi. A atividade acontece das 9h às 16h e integra a programação do projeto “Brecht é Coisa Nossa”, em parceria entre a Cia. de Teatro da Ufba e o grupo Terceira Margem. O link para inscrições está disponível ns perfis https://www.instagram.com/teatroterceiramargem/ e https://www.instagram.com/escoladeteatro.ufba/.

A proposta da oficina é uma imersão no processo criativo de Tranchesi para a construção do personagem Galy Gay, protagonista do espetáculo “Homem é Homem”, de Bertolt Brecht — obra clássica do teatro moderno.

O projeto “Brecht é Coisa Nossa” foi contemplado pelo Edital Territórios Criativos – Ano II, com recursos da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Secult (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo), Prefeitura de Salvador e da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Ministério da Cultura.

O ator e diretor Caio Rodrigo, integrante do projeto, defende a ampliação das ações formativas. “Expandir as atividades formativas do projeto ‘Brecht é Coisa Nossa’ para espaços culturais como o Boca de Brasa constrói pontes de conhecimento muito ricas com profissionais das artes cênicas e artistas premiados, que agora têm a oportunidade de compartilhar experiências acumuladas ao longo de décadas de carreira. E as oficinas gratuitas, em especial a de interpretação com o ator Lúcio Tranchesi, são o diferencial, o que há de especial na programação”, reflete.

Trajetória de Lúcio Tranchesi

Lúcio Tranchesi iniciou seus estudos em 1974, no curso livre de Ingrid Koudela, no Teatro São Pedro (São Paulo). Em Salvador, continuou a formação com Yumara Rodrigues e estreou profissionalmente no Teatro Castro Alves em 1985.

Ao longo da carreira, Tranchesi pesquisou commedia dell’arte com o Théâtre du Soleil e o professor Ewald Hackler, além de dedicar-se ao ensino em oficinas da Ufba. É autor e ator de “O Sapato do Meu Tio”, vencedor do Prêmio Braskem de Teatro (2005) nas categorias Melhor Direção, Melhor Ator e Melhor Espetáculo em Salvador. Participou também de montagens como “Salmo 91”, “O Galo”, “As Tentações de Padre Cícero”, “Por que, Hécuba”, “A Tempestade”, “As Cidades” e “Ensaio para uma Redenção”.

Sobre a Cia. de Teatro da Ufba

Criada em 1981, a Cia. de Teatro da Ufba reúne docentes, técnicos, estudantes, estagiários e artistas convidados. A companhia já produziu 58 espetáculos e recebeu mais de 20 prêmios, com foco na difusão de textos pouco conhecidos e releituras de clássicos.

Publicidade

Arquivos