O cantor Péricles recebeu, nesta quinta-feira (16), o Título de Cidadão Baiano em solenidade na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). A proposição foi do deputado Luciano Simões Filho (União Brasil) e a entrega ocorreu no Plenário Orlando Spínola. Visivelmente emocionado, Péricles agradeceu a honraria.
“Agora sou baiano de verdade. Agora não é mentira; eu tenho título. Que maravilha! A responsabilidade só aumenta, mas a felicidade é tanto quanto. Muito obrigado à Bahia”.
O cantor, cujo nome é Péricles Aparecido Fonseca de Faria, nasceu na cidade industrial de Santo André, no ABC paulista e integrou o grupo de pagode Exaltassamba de 1986 até 2012 e depois partiu para carreira solo, sendo bem sucedido. Em 2019, Péricles gravou o DVD “Mensageiro do Amor” na Arena Fonte Nova, diante de mais de 30 mil pessoas.
Ao receber o título, o cantor listou os palcos sagrados de sua carreira ligados à Bahia, do Festival de Verão ao Carnaval de Salvador, passando pela gravação do seu primeiro DVD solo e do projeto no Pelourinho com o Olodum. “Eu sou paulista de nascimento e baiano de coração. Aqui me sinto em casa, pude contar boas histórias e plantar o amor. Vou honrar com todo carinho esse Título”, prometeu.
Para a presidente da Assembleia, Ivana Bastos (PSD), o título concedido a Péricles oficializa um laço que já existia há muito tempo do cantor paulistano com a Bahia.
“A Bahia o recebe oficialmente como filho, mas, na verdade, esse laço já existia há muito tempo. Reconhecer Péricles como Cidadão Baiano é reconhecer a força da cultura, da ancestralidade e da arte como instrumentos de transformação social. Você canta com o coração de quem sabe de onde veio e entende que reconhecer as raízes é o primeiro passo para honrar a história”, ressaltou Ivana, recordando que o cantor disse, certa vez, que “a Bahia é o ponto de partida para tudo o que a gente é hoje. Nada mais justo do que voltar ao começo e mostrar para os nossos, o nosso crescimento e progresso”.

