Uma Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que está atuando sobre o Atlântico Equatorial, nesta segunda-feira (20), causando chuvas intensas em Salvador, Região Metropolitana, Recôncavo e Sul do estado, segundo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O instituto emitiu alerta laranja de chuvas intensas entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia. Isso equivale de 30 a 60 litros de água caindo em cada metro quadrado na cidade a cada hora. Esse volume é considerado muito elevado, capaz de provocar alagamentos rápidos, enxurradas e transtornos no trânsito, principalmente em áreas urbanas e regiões de risco.
De acordo com a Defesa Civil de Salvador (Codesal), até o início da noite desta segunda-feira, houve o registro de 41 ocorrências entre deslizamento de terra e ameaça de deslizamento. Segundo o órgão, as regiões onde mais choveu em Salvador foram os bairros de Boca da Mata, Cajazeiras 8 e Plataforma. A Codesal reforça que, em caso de emergência, ligue para 199.
A Marinha também divulgou uma alerta de ressaca no mar entre as cidades de Ilhéus, no sudoeste e com a no norte do estado, com ondas de até 2,5 até quinta-feira. A travessia com lanchas entre Salvador e Mar Grande e as viagens diretas com catamarãs para Morro de São Paulo foram suspensas.