sexta-feira, 31 outubro, 2025

EXPEDIENTE | CONTATO

PF investiga prefeitos do Sudoeste e Oeste da Bahia por desvio de verba

A Polícia Federal (PF), em ação conjunta com a Controladoria-Geral da União (CGU), deflagrou nesta quarta-feira (23) a Operação Intercessor, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa responsável pelo desvio e lavagem de recursos públicos federais repassados à administração municipal de Poções, no sudoeste baiano, entre 2021 e 2023.

Foto: Divulgação/Polícia Federal

Foram cumpridos 25 mandados de busca e apreensão nas cidades de Poções, Encruzilhada, Barreiras e Vitória da Conquista, todas na Bahia.

As investigações apontam irregularidades graves em contratos de terceirização de mão de obra financiados com recursos do FUNDEB (educação), SUS (saúde) e FNAS (assistência social). Os contratos apresentavam ausência de estudos técnicos, pesquisa de preços inadequada, majoração indevida de valores e prestação fictícia de serviços. O prejuízo estimado ultrapassa R$ 12 milhões.

Segundo a PF, o esquema era sustentado por uma estrutura criminosa organizada, com atuação em diversos municípios baianos. O grupo usava empresas de fachada, familiares como intermediários financeiros e realizava movimentações bancárias atípicas e ocultação de bens para mascarar a origem do dinheiro desviado.

Entre os crimes investigados estão organização criminosa, peculato, fraude à licitação, lavagem de dinheiro e crimes contra a legislação trabalhista.

A Operação Intercessor faz parte das ações de combate à corrupção e desvio de recursos públicos federais em prefeituras do interior da Bahia.

Arquivos