quarta-feira, 28 janeiro, 2026

EXPEDIENTE | CONTATO

Mais de 15 milhões de brasileiros convivem com doenças reumáticas

A Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) reforça o alerta sobre a importância do diagnóstico precoce das doenças reumáticas, lembrado neste 30 de outubro, Dia Nacional de Combate às Doenças Reumáticas. Estima-se que mais de 15 milhões de brasileiros convivem com algum tipo dessas enfermidades, que somam mais de 120 classificações — entre inflamatórias, autoimunes, crônicas e até raras. Muitas delas estão entre as principais causas de afastamento do trabalho.

“Dores nas articulações podem ser sintomas de doenças reumáticas como artrite e osteoartrite/artrose, e devem ser investigadas, diagnosticadas e tratadas de forma correta por um reumatologista”, alerta o presidente da SBR, Dr. José Eduardo Martinez.

O especialista destaca ainda que a conscientização é uma das principais formas de prevenção. “O diagnóstico precoce e o início do tratamento correto proporcionam inserção social e qualidade de vida ao paciente”, completa.

A entidade ressalta que quanto mais cedo o diagnóstico, maiores as chances de tratamento eficaz e de manutenção da qualidade de vida. O campo de atuação do reumatologista é vasto e abrange enfermidades como artrite reumatoide, fibromialgia, osteoporose, gota, espondiloartrites, artrite psoriásica, lombalgia, lúpus, febre reumática, vasculite, Doença de Sjögren, Doença de Behçet e esclerose sistêmica.

As osteoartrites são as mais comuns, especialmente entre idosos, seguidas pela fibromialgia e artrite reumatoide. A osteoartrite, também conhecida como artrose, representa de 30% a 40% das consultas em ambulatórios de reumatologia. Já a artrite reumatoide, doença inflamatória e crônica, acomete cerca de 1% da população, o que corresponde a dois milhões de brasileiros. O problema é mais frequente entre mulheres de 30 a 55 anos, mas também atinge homens e até crianças.

Entre os sintomas, estão dor persistente, inchaço nas articulações e deformidades em mãos e pés, que podem evoluir para incapacidade física se não forem tratadas adequadamente.

Outras doenças também têm alta incidência: a osteoporose afeta 1 em cada 3 mulheres e 1 em cada 5 homens com mais de 50 anos. Já a fibromialgia atinge cerca de 3% da população. O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), por sua vez, atinge entre 150 mil e 300 mil brasileiros, principalmente mulheres entre 20 e 45 anos.

Para ampliar o acesso à informação, a SBR disponibiliza gratuitamente em seu site (www.reumatologia.org.br) cartilhas informativas elaboradas por suas comissões científicas. O material explica, em linguagem simples, o que são as doenças reumáticas, seus sintomas, tratamentos mais atuais e cuidados pessoais necessários.

Entenda o cenário das doenças reumáticas no Brasil

As doenças reumáticas atingem o aparelho locomotor, afetando ossos, músculos, cartilagens e articulações. Elas podem surgir em qualquer faixa etária, inclusive em crianças e adolescentes. Além da dor, costumam provocar limitações físicas e estão entre as principais causas de afastamento do trabalho e aposentadoria por invalidez.

A SBR, fundada em 15 de julho de 1949, no Rio de Janeiro, é uma associação científica sem fins lucrativos. Atualmente, a entidade reúne cerca de 2 mil associados, 26 sociedades regionais e diversas comissões científicas. Filiada à Associação Médica Brasileira, a instituição desempenha papel de destaque também no cenário internacional, especialmente na América Latina.

Arquivos