Um dos maiores festivais de cultura negra do mundo, o Afropunk Brasil movimenta Salvador neste sábado (8) e domingo (9), transformando o Parque de Exposições, na Avenida Luís Viana Filho (Paralela), em um grande encontro de diversidade, ancestralidade e música. O evento integra o calendário do Novembro Salvador Capital Afro, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult).
“Receber o Afropunk aqui é afirmar que nossa cidade é, sim, um território de arte, de resistência e de liberdade. Cada batida, cada cor, cada voz que ecoa nesse evento reforça a potência da nossa cultura e a importância de valorizar o protagonismo negro em todas as suas expressões”, declarou a vice-prefeita e titular da Secult, Ana Paula Matos.
Shows e homenagens à música preta
A programação começa às 17h30 e reúne grandes nomes da música nacional e internacional. O cantor Tatau se apresenta no domingo (9) em uma homenagem aos 40 anos da Afro Axé Music, ao lado de Márcia Short e Lazzo Matumbi. Conhecido por composições como “Protesto Olodum” e “Araketu Bom Demais”, o artista celebrou a participação no festival.
“Temos músicas pesquisadas, buscadas e, principalmente, blocos afro que são o pilar dessa relação. Estarei acompanhado de parceiros da mesma música preta comprometida com a sociedade. Lazzo é um querido, ídolo meu, e Marcinha já tem uma história comigo de amizade, carinho e respeito. Vamos aproveitar bastante — é celebração plena, sem sombra de dúvidas”, afirmou.
Entre os artistas confirmados estão Jorja Smith, Tems, BaianaSystem, Liniker, Péricles, BK’, Coco Jones e ÀTTOOXXÁ, com apresentações divididas entre os dois dias.
Impacto cultural e econômico
A diretora de Negócios do Afropunk, Rose Sousa, destacou a importância da parceria com Salvador e o impacto do festival na economia local. “A Prefeitura entendeu como o Afropunk contribui para Salvador e reconhece este valor, tanto que já o relaciona no calendário de atividades do município. O festival é também uma plataforma de turismo, gerando mais de R$ 50 milhões para a cidade. Este ano, temos 19 atrações nacionais e internacionais, mobilizando um público 40% vindo de fora da Bahia, com visitantes de todos os estados e de 25 países”, afirmou.
Programação do Afropunk 2025
Sábado, 8 de novembro
DJ Boneka
Núbia convida Muzenza
Budah convida Wyclef Jean
Coco Jones
Péricles
BK’
ÀTTOOXXÁ
Domingo, 9 de novembro
DJ Umiranda
MC Luanna
Os Garotin
Tems
Liniker
BaianaSystem convida Sister Nancy
40 anos da Afro Axé Music: Tatau convida Márcia Short e Lazzo Matumbi
Operação especial para transporte
Por conta da realização do festival, haverá a antecipação e a prorrogação dos horários das linhas de ônibus. O esquema especial de transporte foi elaborado pela Secretaria de Mobilidade (Semob) da capital baiana para melhor atender ao público do evento.
As mudanças operacionais envolvem linhas das concessionárias OTTrans e Plataforma, com reforço no atendimento e operação por demanda nas estações Acesso Norte, Pirajá e Mussurunga, a partir da meia-noite (00h). Após o encerramento dos horários regulares, os ônibus continuarão circulando conforme a demanda de passageiros, garantindo o retorno seguro do público.
A medida tem como objetivo ampliar a oferta de transporte público e assegurar deslocamentos mais ágeis e confortáveis durante o período de maior movimentação no entorno do Parque de Exposições.
Linhas que terão antecipação e prorrogação de horários:
Estação Mussurunga:
1067 – Est. Mussurunga – Bosque das Bromélias
1069 – Est. Mussurunga – Cassange/Boca da Mata
1026 – Est. Mussurunga – Faz. Grande 1/ Boca da Mata
1048 – Est. Mussurunga – Mussurunga 2 (setor H/I)
1054 – Est. Mussurunga – Faz Grande 4/3/2
Orla – Avenida São Cristóvão/ Avenida Dorival Caymmi (no ponto de ônibus localizado na Avenida Paralela, sentido Aeroporto)
1001 – Aeroporto – Praça da Sé
1035 – Aeroporto – Praça da Sé/ via Garibaldi
Estação Acesso Norte:
0301 – Term. Acesso Norte – Alto do Peru
1146 – Term. Acesso Norte – Arenoso
1154 – Term. Acesso Norte – Barbalho/Macaúbas
1158 – Term. Acesso Norte – Conj Marback/Est Imbuí
0301 – Term. Acesso Norte – Alto do Peru
1118 – Term. Acesso Norte – São Gonçalo
1123 – Term. Acesso Norte – Resgate
1143 – Term. Acesso Norte – Barroquinha
1145 – Term. Acesso Norte – Ribeira
1146 – Term. Acesso Norte – Arenoso
1149 – Term. Acesso Norte – São Joaquim
1150 – Term. Acesso Norte – Term. da França/C. Grande/C. Nova
1159 – Term. Acesso Norte – Metrô Imbuí/Stiep
1229 – Term. Acesso Norte – Novo Horizonte
1133 – Term. Acesso Norte – Pernambués
1156 – Term Acesso Norte – Santa Mônica
1162 – Term.. Acesso Norte – Doron/Narandiba
Estação Pirajá:
1550 – Est. Pirajá – Alto de Coutos
1655 – Est. Pirajá – Rio Sena/ Terezinha
1342 – Est. Pirajá – Ribeira
1344 – Est. Pirajá – Ribeira
1521 – Conj. Pirajá – C.Rio/Rua Nova/Est. Pirajá

