quinta-feira, 19 fevereiro, 2026

EXPEDIENTE | CONTATO

Salvador avança em ações de descarbonização e produção biometano durante a COP30

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), participou na manhã desta terça-feira (11) do painel “Gestão de Resíduos e Economia Circular”, durante o segundo dia de programação da COP30, realizada em Belém (PA). Na ocasião, o gestor assinou um termo de compromisso que prevê a descarbonização por meio de projetos de biometano no setor de resíduos sólidos.

O documento também foi assinado pela ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, pelo ministro das Cidades, Jader Filho, por Celso Pedroso, do Grupo Solví, e Pedro Maranhão, presidente da Abrema (Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente).

Segundo o pacto, a valorização energética dos resíduos sólidos urbanos é uma das principais estratégias para reduzir as emissões de carbono. A proposta prevê a produção de biometano a partir dos resíduos do Aterro Metropolitano Centro, com capacidade estimada em 150 mil Nm³/dia, sob responsabilidade do Grupo Solví.

Entre os compromissos assumidos estão o incentivo à produção e ao uso do biometano em larga escala, a ampliação de políticas públicas que estimulem o uso de combustíveis limpos e renováveis — inclusive na frota pública — e o fortalecimento da economia circular. O pacto ainda prevê a disseminação de boas práticas e a facilitação de licenças e autorizações para viabilizar projetos de descarbonização.

Após a assinatura, Bruno Reis destacou que Salvador vem se consolidando como referência nacional em sustentabilidade urbana, com investimentos em gestão de resíduos e ações voltadas à economia verde.

“Fomos convidados a participar de diversos painéis e apresentar programas como o Recicla Capital, premiado recentemente pela Fundação Bloomberg e pela C40, e o Roda, que promove a coleta seletiva no Centro Histórico. Temos ainda o Reutilize, voltado à coleta de tecidos e agasalhos para estimular a economia circular. São iniciativas que consolidam Salvador como uma das cidades do mundo com mais programas na área da sustentabilidade e preservação do meio ambiente”, afirmou o prefeito.

Bruno Reis também comemorou os resultados obtidos na redução das emissões.

“O C40 divulgou um relatório em que Salvador aparece entre as 11 cidades do planeta, e a única da América Latina, que reduziram em mais de 30% as emissões de gás carbônico. Isso mostra o quanto avançamos e o quanto ainda podemos avançar”, ressaltou.

Na programação da COP30, o prefeito ainda participa nesta terça-feira, a partir das 16h15, do painel “Gestão de Resíduos Sólidos como Estratégia Climática: Experiências Locais e Cooperação Internacional”, coordenado pela Prefeitura de Salvador, com transmissão ao vivo pelo YouTube.

Paralelamente, o secretário de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis), Ivan Euler, representa Salvador no Fórum de Secretárias e Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras, no Pavilhão Brasil – Zona Verde, auditório Jandaíra.

O painel “Mitigação e Adaptação Climática: Boas Práticas Subnacionais em Perspectiva” aborda estratégias locais e internacionais para uma governança climática mais efetiva. Durante o encontro, será entregue a Carta do CB27 para a COP30, elaborada coletivamente ao longo do ano pelos gestores das capitais brasileiras.

Publicidade

Arquivos