quarta-feira, 18 fevereiro, 2026

EXPEDIENTE | CONTATO

Rodoanel: Ameça de bomba em carreta era falsa; trânsito já foi liberado

Uma carreta atravessada no km 44 do Rodoanel, em Itapecerica da Serra, em  São Paulo, causou ao menos 20 quilômetros de congestionamento na manhã desta terça-feira (12). O bloqueio ocorreu no sentido da rodovia Presidente Dutra e mobilizou o Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), da Polícia Militar, por causa de uma suspeita de bomba.

A ameça de bomba se mostrou falsa, segundo a Polícia Militar. O Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) informou que simulacro de bomba não era real. A informação foi confirmada pelo capitão Leonardo Simões, porta-voz da Polícia Militar de São Paulo, ao canal GloboNews.

A carreta chegou a bloquear o trânsito por cinco horas. Segundo a concessionária SPMar e a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), o motorista afirmou ter sido sequestrado por três homens durante um roubo de carga e obrigado a atravessar o veículo na pista.  Outra hipótese levantada pela polícia é de que ele estava “em surto”.

A Polícia Militar tabalha com a hipótese de que o caminhoneiro foi vitima de um crime. Ele foi encontrado com as mãos amarradas com um artefato explosivo caseiro ao lado. A SPMar informou que o Gate chegou de helicóptero por volta das 8h20. Usando traje especial antibombas, um policial conseguiu retirar o homem da cabine às 9h20. Para o trabalho da equipe, os dois sentidos da pista foram bloqueados às 8h50, e um desvio foi criado no km 58 da pista interna.

Após o resgate, o motorista desmaiou e foi socorrido em uma maca pelos policiais e funcionários da concessionária. Seu estado de saúde não foi divulgado.

A suposta bomba, em formato de cilindro, estava enrolada em papel alumínio sobre um galão, com fios ligados ao motorista. Imagens obtidas pelo UOL mostram três volumes presos ao galão dentro da cabine do caminhão, que apresenta marcas de tiros no para-brisa.

O veículo saiu do Acre com destino a São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. Até o momento, não há informações sobre o tipo de carga transportada. O caminhão pertence a uma transportadora que atua no eixo Brasil-Bolívia-Paraguai e também realiza fretes para Chile e Argentina, com sedes em São Bernardo do Campo (SP), Corumbá (MS) e Foz do Iguaçu (PR).

O congestionamento começou no km 44 e se estendeu até o km 30. Por volta das 8h50, o sentido capital também foi interditado. Segundo a CET, o bloqueio afetou o trânsito em toda a cidade de São Paulo, que registrou 600 quilômetros de lentidão às 8h40 — 240 deles apenas na zona sul.

Publicidade

Arquivos