A atriz e cantora Zezé Motta irá receber o Título de Cidadã de Salvador nesta terça-feira (18), em sessão solene, às 10h, no Plenário Cosme de Farias, na Câmara de Veredores, em meio às programações pelo Mês da Consciência Negra. A iniciativa é da iniciativa da vereadora Aladilce Souza (PCdoB).
Carioca proveniente de Campos dos Goytacazes, a cantora e atriz Zezé Motta, confundida muitas vezes como baiana pelas fortes ligações com a cultura local, será reconhecida, aos 81 anos de idade, como Cidadã de Salvador.
“A capital baiana, cidade mais negra fora da África, devia esse reconhecimento a Zezé Motta, pela sua contribuição à cultura negra e à luta antirracista”, justificou a vereadora, fã assumida da artista. Segundo ela, a atriz, que estreou nos palcos de Salvador, no Teatro Vila Velha, tem participado de momentos marcantes da vida cultural da cidade, como madrinha do Olodum e integrante das Filhas de Gandhy.
Espelho para gerações
A solenidade da outorga do título contará com apresentação de artistas locais e presenças marcantes de personalidades dos cenários cultural e político. Aladilce Souza ressalta que a sugestão da concessão da honraria partiu do produtor cultural Geraldo Badá, amigo e admirador da cantora e atriz.
Zezé Motta estreou como atriz no Teatro Tablado, no Rio de Janeiro, se revelando nacionalmente em 1968, ao participar de novelas na televisão e protagonizar o filme Xica da Silva, de Cacá Diegues. “Uma representatividade que abriu portas para gerações de atores negros, que passaram a se espelhar na força e garra de Zezé, assim como sua doação a causas urgentes e necessárias como o combate ao racismo e a defesa da democracia”, destacou a parlamentar.

