quarta-feira, 18 fevereiro, 2026

EXPEDIENTE | CONTATO

Saiba como comprar seu carro seminovo sem ter dor de cabeça

O mercado brasileiro de venda de seminovos segue em ritmo acelerado e pode encerrar 2025 com um novo recorde. De janeiro a novembro, já foram comercializadas 13.478.486 unidades, alta de 16,4% frente ao mesmo período de 2024, segundo a  Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto). A federação projeta que o setor deve atingir entre 16 e 17 milhões de veículos vendidos até dezembro, superando os 15,7 milhões do ano anterior.

Com o avanço das vendas, cresce também a preocupação com a segurança na hora de fechar negócio. Para Beto Reis, sócio-diretor da Super Visão, a vistoria é um passo indispensável para evitar prejuízos futuros.“A aquisição deve considerar etapas que vão muito além do test-drive ou da boa aparência”, afirma.


Segundo ele, checar documentação, originalidade de chassi, motor e câmbio, além da integridade estrutural, é fundamental – e deve ser feito por empresas especializadas. Reis reforça que a cautela vale para veículos de qualquer faixa de preço.

“Muitas vezes, a compra de um automóvel representa a realização de um sonho e o resultado de anos de economia. Por isso, precisa ser feita com cuidado para minimizar os riscos”, diz.

Ele explica que a vistoria amplia a segurança tanto para compradores quanto para vendedores. “Um boa vistoria, por exemplo, analisa mais de 200 itens do veículo e atua como os ‘olhos do cliente’, evitando deslocamentos desnecessários e otimizando tempo e dinheiro”, complementa.

Fim de ano impulsiona o setor

O comportamento sazonal do consumidor também deve favorecer o setor nas próximas semanas. Historicamente, o pagamento do 13º salário estimula as compras e aquece o mercado. Em dezembro de 2024, o volume de vendas cresceu 15,9% em relação a novembro, superando 1,4 milhão de unidades. A Fenauto espera repetição do cenário neste fim de 2025.

Por que o seminovo se mantém como escolha estratégica

O crescimento consistente do segmento é explicado por fatores que tornam os seminovos mais competitivos que os modelos zero quilômetro. O custo-benefício é um dos principais atrativos, permitindo que o consumidor acesse veículos mais equipados pelo mesmo investimento. A ampla disponibilidade de marcas e preços e as condições facilitadas de financiamento também impulsionam a demanda.

Publicidade

Arquivos