quarta-feira, 18 fevereiro, 2026

EXPEDIENTE | CONTATO

Gás do Povo começa hoje; veja quem tem direito ao benefício

O Governo Federal inicia na segunda-feira (24) a operação nacional do programa Gás do Povo, que garante a recarga gratuita do botijão de 13 quilos para famílias em situação de vulnerabilidade social. A primeira fase marca o início da expansão que deve alcançar mais de 15 milhões de famílias até março de 2026. Apenas nesta etapa inicial, mais de 1 milhão de famílias terão acesso ao gás gratuito.

O programa começa por dez capitais brasileiras. São Paulo lidera o número de beneficiários, com 323 mil famílias, seguida de Salvador, que alcança 170,6 mil atendimentos. Também participam Fortaleza (122,4 mil), Recife (101 mil), Belém (92,8 mil), Belo Horizonte (52 mil), Goiânia (42,5 mil), Teresina (37 mil), Natal (30,5 mil) e Porto Alegre (24 mil famílias).

Segundo o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, o programa combate a pobreza energética e garante segurança alimentar. “Estamos garantindo segurança alimentar e qualidade de vida para milhões de brasileiros e brasileiras. A grande marca desse governo do presidente Lula é cuidar das pessoas, e o Gás do Povo é a maior iniciativa de acesso ao cozimento limpo do mundo”, afirmou.

Lançado em setembro, em Belo Horizonte, o programa foi reforçado pelo presidente Lula, que destacou a importância social da iniciativa. “Todo mundo tem que ter direito a comer e, para isso, precisa ter direito ao alimento e ao gás para cozinhar. É por isso que estamos tentando mostrar que o que falta nesse país não é dinheiro, é tratar o povo com o respeito e a decência que o povo brasileiro precisa”, disse.

A operação será conduzida pela Caixa Econômica Federal, responsável por distribuir os vales-recarga, cadastrar revendedoras e validar os meios de acesso do usuário. O benefício será retirado diretamente nas revendas credenciadas, sem uso de dinheiro. O direito poderá ser comprovado por cartão do Bolsa Família, cartão de débito da Caixa ou CPF com código enviado ao celular. O modelo aumenta a rastreabilidade e a segurança do processo.

Os ministérios de Minas e Energia e da Fazenda publicaram no dia 18 de novembro uma portaria atualizando os preços de referência do GLP, aprimorando a metodologia da primeira etapa do programa.

A nova fase também marca a transição do antigo modelo, baseado em pagamento em dinheiro, para a entrega direta da recarga, o que reduz fraudes e garante que o benefício seja utilizado exclusivamente para o botijão.

Serão elegíveis as famílias inscritas no CadÚnico, com renda per capita de até meio salário-mínimo e cadastro atualizado há pelo menos 24 meses. Têm prioridade aquelas que já recebem o Bolsa Família.

Publicidade

Arquivos