terça-feira, 2 dezembro, 2025

EXPEDIENTE | CONTATO

Caminhada do Samba acontece no Campo Grande neste domingo (30) a partir das 13 horas

Neste domingo (30), todos os caminhos levam ao Campo Grande, que sedia a 18ª Caminhada Nacional do Samba, que chega à maioridade trazendo alegria, cultura e movimento para baianos e turistas.

Gratuita, a iniciativa, que integra o calendário de festas da capital baiana, trará blocos consagrados no circuito carnavalesco da capital baiana, como Alerta Geral, Reduto do Samba, Alvorada, dentre outros que, a partir das 13h, vai arrastar o folião entre o Largo Dois de Julho (Campo Grande), com saída do Teatro Castro Alves, e a Rua Carlos Gomes, como uma prévia do Carnaval 2026, com a estimativa de movimentar cerca de 800 mil pessoas, segundo informações da União das Entidades de Samba da Bahia (Unesamba), organizadora do evento.

No cardápio, muito samba de roda, samba-exaltação, samba-choro, samba-rock, samba-enredo, samba-canção, samba de breque, samba pagode, samba gafieira, partido-alto e demais ramificações do ritmo baiano que se espalhou pelo Brasil e pelo mundo ao longo dos últimos dois séculos. A concentração será em frente ao Teatro Castro Alves, no Campo Grande, e o desfile seguirá pelo circuito Osmar até o largo da Casa D’Itália, quando seguirá o contrafluxo pela Rua Carlos Gomes, até retornar à Praça Castro Alves.

Assessor da Unesamba, Jill Evans lembra que, além de exemplo de resistência, o desfile é uma forma de apresentar o ritmo a novos adeptos e fortalecer as raízes de quem já é do movimento. “A iniciativa busca  fomentar o ritmo, o gênero musical na Bahia, o samba da Bahia, valorizar o movimento sambista, além de buscar apoios para que o ritmo continue tendo na cena do entretenimento baiano. O samba é um dos ritmos que servem de base para todos os outros. E ele no fomento ele emprega, ele cria renda. Com ele ganham as gráficas, as empresas que promovem a festa do carnaval, os blocos, dentre outros. E é isso, buscar o fomento e a valorização do gênero do Carnaval”.

Atrações

Os blocos desfilarão na seguinte ordem: Alvorada (Ala de Canto do Alvorada e Aline Souza); Alerta Geral (Swing do Fora e convidados); Pagode Total com a Cia do Pagode, Proibido Proibir (Samba Trator); Reduto do Samba (Escandurras); Vem Sambar (Dan Mocidade); Amor e Paixão (Eduardinho); Samba Popular (Morango, Samba Top, A Grande Família , Tonho Matéria, Samba L A e J M) e Q’Felicidade (JAMBAHIA e convidados).

A Caminhada é promovida pela Unesamba – União das Entidades de Samba da Bahia -, através do projeto Rota do Samba, que celebra o Dia Nacional do Samba, celebrado no dia 2 de dezembro, nas comemorações do Novembro Negro, que reúne o Dia Nacional da Consciência Negra e o Festival Salvador Capital Afro.

Transporte tem esquema especial

A Secretaria de Mobilidade (Semob) de Salvador realizará uma operação especial de transporte público para garantir o deslocamento dos usuários durante a 18ª Caminhada do Samba, neste domingo (30), a partir das 14h.

Todas as linhas que circulam pela Baixa dos Sapateiros deverão fazer o retorno na Barroquinha a partir das 14h, evitando avançar em direção ao eixo Praça Castro Alves–Avenida Sete–Campo Grande. Já entre 15h e 21h, devido às interdições viárias no Centro, linhas que passam pela Avenida Sete de Setembro, Praça Castro Alves, Rua Chile, Ladeira da Montanha, Rua Carlos Gomes e vias adjacentes terão seus trajetos modificados. As linhas provenientes do Corredor da Vitória, Garcia, Garibaldi, Politeama, Centenário e Rua João das Botas seguirão rotas alternativas planejadas para assegurar a continuidade do serviço e evitar a área interditada. As linhas do Corredor da Vitória / Barra / Porto da Barra não acessarão a Avenida Sete. O desvio ocorrerá por Av. Marquês de Caravelas, Princesa Isabel, Princesa Leopoldina, Ladeira da Gabriela e Vale do Canela. A medida contorna o trecho Campo Grande–São Bento, que estará totalmente bloqueado.

As linhas que partem do Garcia e Garibaldi seguirão por vias estruturantes como Vasco da Gama, Aquidabã, Sete Portas, Dique e Vale do Nazaré, preservando o acesso a corredores liberados e evitando a concentração de fluxo no Centro Histórico.

As linhas que utilizam a Rua João das Botas passarão por Leovigildo Filgueiras, Vale do Canela, Princesa Isabel e Av. Centenário antes de retomarem o trajeto original, reduzindo o impacto nas áreas bloqueadas e mantendo o atendimento às zonas de maior demanda.

Já as linhas do Politeama serão desviadas para o Vale dos Barris e Av. Centenário, preservando a conexão com a Estação da Lapa e diminuindo a pressão sobre o eixo da Av. Sete.

A Ladeira da Montanha será interditada a partir das 12h. Assim, as linhas provenientes do Comércio e com destino ao Campo Grande utilizarão o Contorno, Vale do Canela e vias adjacentes, evitando a circulação pela área histórica e redistribuindo o fluxo viário.

Para reforçar o atendimento à população, a Semob disponibilizará ainda 15 veículos reguladores entre 12h e 23h30, posicionados estrategicamente na Estação da Lapa, Barroquinha e Acesso Norte.

Arquivos