segunda-feira, 26 janeiro, 2026

EXPEDIENTE | CONTATO

Audência Pública debate nova linha de ônibus da Ufba para a Lapa

A criação de uma nova linha de ônibus circular ligando o Campus da Federação da Ufba à Estação da Lapa, principalmente no turno noturno, foi o principal encaminhamento aprovado na audiência pública da Comissão de Transporte da Câmara de Salvador.

O debate, solicitado pela vereadora Aladilce Souza (PCdoB), ocorreu na noite de quarta-feira (3) no auditório da Escola Politécnica, que reúne quase 5 mil estudantes.

Além da vereadora, que também é professora da Ufba e líder da bancada de oposição, participaram o secretário de Mobilidade Urbana, Pablo Souza; o estudante Lucas Romeu, do DCE/Ufba; Cristiane Araújo, da Proae; e o professor Juan Pedro Moreno Delgado. Estudantes, servidores, docentes e moradores do entorno também acompanharam a discussão.

Durante a audiência, a engenheira civil recém-formada Caroline Oliveira apresentou o diagnóstico do seu TCC sobre o transporte público na universidade. Ela destacou a vulnerabilidade do turno noturno e a falta de segurança gerada pelo fato de o BuzUfba não entrar na Estação da Lapa.

A situação, segundo ela, contribui para a evasão estudantil. Caroline sugeriu a criação de uma linha via Avenida Garibaldi, utilizando micro-ônibus – proposta apelidada de UfbaBus.

O secretário Pablo Souza afirmou que a Semob irá estudar a sugestão e avaliar a expansão dos horários das linhas existentes, desde que a Ufba disponibilize área de recuo para instalação de um ponto na Escola Politécnica.

Ele também defendeu reforço na fiscalização do cumprimento das grades atuais. Durante a reunião, Pablo entrou em contato com o diretor de Iluminação da Semop, Ângelo Magalhães, que se comprometeu a melhorar a iluminação da área “já nos próximos dias”.

Professores e alunos reforçaram a necessidade de expandir o debate para outros campi, como Canela e São Lázaro.

“A audiência foi muito positiva, já temos alguns avanços, mas o mais importante é essa continuidade do diálogo, da possibilidade de análise dos diversos problemas apontados. Eu acho que a universidade tem sempre que se abrir mais para a sociedade, e estou vendo isso aqui na prática, se abrir mais para a cidade, acolher mais a comunidade universitária”, afirmou Aladilce. Ela completou: “Quando a gente tem essa relação de troca entre universidade, ciência, política e gestão. Eu saio daqui muito satisfeita e com esperança que a gente vai avançar na questão da mobilidade para outras áreas da cidade”.

A atividade foi inspirada em experiência realizada no primeiro semestre no campus do Barbalho do Instituto Federal da Bahia (Ifba). Na ocasião, após ouvir estudantes e servidores, a vereadora levou à Semob a demanda por uma linha noturna – que foi atendida recentemente. “Esse exemplo mostrou que é possível buscar o diálogo com o poder público para se chegar a uma solução”, disse.

Arquivos