segunda-feira, 26 janeiro, 2026

EXPEDIENTE | CONTATO

Projeto para recuperar o Cine Excelsior avança na Câmara; sede vai abrigar o novo plenário do Legislativo

A restauração do Cine Excelsior, futuro plenário da Câmara Municipal de Salvador, avançou após novas articulações entre o presidente da Casa, vereador Carlos Muniz (PSDB), e a presidente da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), Tânia Scofield. O Ministério Público Federal (MPF) instaurou um Inquérito Civil para garantir intervenções preventivas no prédio, que, segundo o órgão, estaria ameaçado de desabamento.

Tânia Scofield afirmou que a avaliação técnica da FMLF, da Sucop e da Defesa Civil de Salvador afastou qualquer risco imediato. Segundo ela, após diálogo com o superintendente de Obras Públicas, Orlando Castro, foi confirmado que não há comprometimento estrutural que impeça a continuidade do projeto.

Foto: Divulgação

“Após uma vistoria feita esta semana, passamos a preparar uma licitação emergencial, para que possamos fazer o escoramento provisório do local, garantindo a integridade do equipamento, até que a obra total seja executada”, explicou Orlando. Ele detalhou que a intervenção completa incluirá a recuperação das vigas, do telhado e das estruturas metálicas responsáveis por sustentar o teto.

Tânia destacou que o escaneamento e a sondagem do imóvel já foram concluídos. “A situação lá dentro é precária, mas a gente está aproveitando, inclusive, a estrutura no projeto”. A fase de orçamentos será iniciada em seguida, antes da licitação e do início efetivo da obra.

Projeto apresentado aos vereadores

Em 10 de novembro, Carlos Muniz apresentou aos vereadores o projeto do novo plenário, que contará com galeria superior para 130 pessoas. O espaço será preparado para sessões ordinárias, especiais, solenes e audiências públicas.

O vereador ressaltou que as recomendações do MPF estão sendo seguidas pela Prefeitura. “Vistorias já foram feitas tanto pela Sucop quanto pela Defesa Civil, para que não haja risco algum para a implementação do projeto”, afirmou.

Mudança temporária da Câmara

Enquanto a obra avança, a Câmara funcionará provisoriamente no antigo prédio do TRT, no Comércio. A previsão de duração da intervenção é de 18 meses a partir da aprovação final do projeto, que ainda está sob análise do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac). O Iphan já autorizou as intervenções estruturais.

História

Primeiro cinema católico da Bahia, o Cine Excelsior foi inaugurado em 17 de abril de 1935, ocupando o lugar do Cine São Jerônimo. Pertencente à Congregação Mariana de São Luiz, o espaço foi fundado pelo frei Hildebrando Kruthaupse e tinha como objetivo arrecadar recursos financeiros para a manutenção da ação evangelizadora dos franciscanos, em Salvador. Após inúmeras dificuldades financeiras, na década de 1980 o Cine Excelsior foi arrendado e, em seguida, fechado no fim desta mesma década.

Arquivos