A maquete da Transposição do Rio São Francisco, em versões física e digital, foi entregue nesta quinta-feira (18) no Palácio do Planalto pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR). A iniciativa atende a uma solicitação do presidente da República e tem como objetivo ampliar o conhecimento da população sobre a dimensão e a importância estratégica do projeto para o Nordeste brasileiro.
Com área total de 30 metros quadrados, peso aproximado de 600 quilos e formada por dez módulos, a maquete física representa toda a infraestrutura da transposição, desde a captação da água em Cabrobó (PE) até a chegada ao Rio Grande do Norte. O modelo reproduz canais, estações de bombeamento, reservatórios, túneis e outras estruturas do empreendimento.


Durante a cerimônia, o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, apresentou a maquete ao presidente Lula. “Eu pedi essa maquete ao ministro Waldez para que as pessoas conheçam a magnitude da obra de transposição do Rio São Francisco. Essa obra está se transformando na maior obra hídrica do mundo”, afirmou o presidente.
O ministro detalhou os números representados no modelo. “São 477 quilômetros, se somarmos só o Eixo Norte e o Eixo Leste. Os ramais adicionais, como o do Salgado e do Apodi, totalizam mais 1.400 quilômetros. E de adutoras temos 15 mil quilômetros. São números impressionantes e transformadores. O total de pessoas beneficiadas deve chegar a mais de 17 milhões”, informou Waldez Góes.
Para facilitar a visualização, foi aplicada uma distorção de 30% na topografia vertical e ampliada a escala das obras em relação ao relevo. Além disso, a versão digital tridimensional apresenta 70 obras, com informações técnicas, dados de vazão das estações de bombeamento e registros fotográficos.
A proposta inclui experiências imersivas, como uma viagem virtual de balão integrada à maquete física, além de passeios virtuais pelas estruturas do sistema. O presidente Lula participou da experiência e destacou a grandiosidade da obra. “Vocês não têm noção de como é bonito isso aqui. É uma coisa fantástica e indescritível. Vocês têm que ver a magnitude disso”, disse.
O presidente sugeriu que a maquete seja levada ao Congresso Nacional. Presente no evento, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, reforçou a proposta. “É muito importante levar essa maquete para o Congresso para mostrar como essa obra foi redentora para os estados do Nordeste”, afirmou.
A ação é coordenada pelo MIDR, com apoio da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR) e do Ministério da Cultura (MinC). Após a exposição no Palácio do Planalto, a maquete deverá circular por diferentes locais do país, com programação a ser definida.
Sobre o Projeto de Integração do Rio São Francisco
O Projeto de Integração do Rio São Francisco possui 477 quilômetros de extensão e beneficia mais de 12 milhões de pessoas em 390 municípios de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. O sistema é dividido nos eixos Norte e Leste e permite elevar a água a mais de 200 metros de altura, garantindo abastecimento a regiões historicamente afetadas pela escassez hídrica.
