A Arena João Mangabeira foi entregue à população nesta quarta-feira (24), véspera de Natal, no bairro dos Barris, em Salvador. O equipamento esportivo é o 92º campo com grama sintética inaugurado na capital baiana, com investimento de quase R$ 1 milhão da Prefeitura.
A solenidade contou com a presença do prefeito Bruno Reis (União Brasil) , da vice-prefeita Ana Paula Matos e do secretário municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), Júnior Magalhães.
Considerado um dos maiores campos de futebol da cidade, o espaço atende atualmente cerca de 30 grupos esportivos, que utilizam a arena de forma regular ao longo da semana, tanto durante o dia quanto à noite.
A Arena João Mangabeira passou por ampla revitalização, com implantação de nova grama sintética, reforma completa do alambrado e instalação de iluminação em LED. As melhorias garantem mais conforto, segurança e ampliação do horário de uso do equipamento.
O local já havia sido revitalizado em 2017, quando também recebeu uma quadra poliesportiva e uma praça. Desde então, consolidou-se como importante espaço de lazer, convivência comunitária e prática esportiva na região dos Barris.
O prefeito destacou o papel do esporte na transformação social e na formação cidadã. “O esporte contribuiu muito para a minha vida, para eu ser o que sou hoje. Ele ensina disciplina, foco, regularidade, trabalho em equipe, respeito às regras e às hierarquias. É por isso que a gente investe tanto em esporte na nossa cidade”, afirmou.
Segundo o gestor, Salvador se destaca nacionalmente pelas políticas públicas voltadas ao setor. “Hoje, Salvador é uma das principais cidades do Brasil em políticas públicas voltadas ao esporte, estimulando diversas modalidades e criando oportunidades reais para crianças e jovens”, completou.
O secretário Júnior Magalhães ressaltou que a gestão municipal tem promovido uma transformação histórica ao substituir antigos campos de barro por arenas modernas. “Estamos entregando equipamentos com infraestrutura completa, melhor drenagem e iluminação adequada. O impacto maior está na inclusão social, na redução da criminalidade e no fortalecimento da prática esportiva gratuita”, disse.
A relevância social da Arena João Mangabeira também foi destacada por Altair Santos, responsável por um projeto esportivo que atende cerca de 70 crianças e adolescentes, entre 8 e 15 anos. “Antes, trabalhávamos no barro, cheio de buracos, e os meninos se machucavam muito. Hoje, a grama sintética traz conforto, segurança e melhora muito a qualidade do trabalho”, explicou.
Frequentador assíduo do espaço, o vendedor ambulante Sandro Santos, de 46 anos, celebrou a transformação do campo. “Antes era barro. Quando chovia, virava lama, e muita gente deixava de jogar. Hoje, pode chover que a gente joga do mesmo jeito. O campo ficou maravilhoso. É outra realidade”, afirmou.
