Mãe Carmen do Gantois morreu nesta sexta-feira (26), aos 96 anos, em Salvador. A ialorixá estava internada no Hospital Português, na capital baiana, onde tratava uma forte gripe. A morte foi confirmada por familiares da líder religiosa. A informação é da reportagem de Matheus Simioni, do Bnews.
A ialorixá, cujo nome de batismo de Carmen Oliveira da Silva, também era conhecida como Mãe Carmen de Oxalá. Mãe Carmen era ialorixá do Terreiro do Gantois, um dos mais tradicionais e respeitados do país. Filha mais nova de Mãe Menininha do Gantois, ela era irmã caçula de Mãe Cleusa Millet e completaria 97 anos no próximo dia 29 de dezembro.
Iniciada no candomblé aos 7 anos de idade, Mãe Carmen tinha Oxalá como orixá de cabeça e dedicou toda a sua vida à religião de matriz africana. Ela assumiu a liderança do Gantois em 2002, tornando-se a sexta ialorixá à frente do terreiro.
Além da atuação religiosa, Mãe Carmen desenvolveu ações socioeducativas voltadas para a comunidade do bairro da Federação. Na área cultural, promoveu iniciativas para ampliar o acesso à memória e à valorização da religiosidade afro-brasileira no Brasil.
O legado da líder religiosa também foi registrado no documentário “Obatalá, o Pai da Criação”, que retrata aspectos da cultura afro-brasileira a partir da gravação do álbum “Obatalá: Uma Homenagem à Mãe Carmen”. O projeto contou com participações de artistas como Gilberto Gil, Alcione, Margareth Menezes, Carlinhos Brown, Ivete Sangalo, Marisa Monte, Matheus Aleluia, Jorge Ben e Daniela Mercury.
O disco foi indicado ao Grammy Latino 2020, na categoria Melhor Álbum de Raízes em Língua Portuguesa. Mãe Carmen também foi homenageada com a música “A Força do Gantois”, composta por Nelson Rufino, lançada em agosto de 2011.
Em maio de 2023, a ialorixá recebeu a Comenda Maria Quitéria, durante sessão solene na Câmara Municipal de Salvador (CMS). Na mesma cerimônia, Mãe Menininha do Gantois foi homenageada (post mortem) com a Medalha Zumbi dos Palmares.
Até o momento, não há informações sobre o horário do velório e do enterro. A cerimônia está confirmada para ocorrer no Cemitério Jardim da Saudade, em Salvador.
