Da Redação
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) assinou contrato no valor de R$ 264 milhões com o Município de Salvador (BA) para a aquisição de 226 ônibus a diesel Euro 6, que serão incorporados ao sistema de transporte público coletivo da capital baiana.
O financiamento permitirá a renovação da frota, com a substituição de veículos antigos por modelos mais modernos, seguros e eficientes. A medida contribui diretamente para a redução da idade média dos ônibus em circulação e para a melhoria da qualidade do serviço oferecido à população.
Além de ampliar o conforto e a confiabilidade do transporte coletivo, a operação gera impactos positivos na mobilidade urbana e na sustentabilidade ambiental, ao incentivar a entrada de veículos com melhor desempenho energético e menores emissões de poluentes. Atualmente, o sistema de transporte por ônibus de Salvador atende cerca de 1,2 milhão de passageiros por dia, que serão diretamente beneficiados pelos novos veículos.
A operação está inserida no Novo PAC – Refrota, programa do Governo Federal voltado ao fortalecimento da mobilidade urbana nas cidades brasileiras, com apoio à aquisição de ônibus elétricos, sistemas de recarga, ônibus Euro 6 e sistemas sobre trilhos.
“O Governo Federal, através do Novo PAC, reafirma seu compromisso com a melhoria concreta da mobilidade urbana nas grandes cidades brasileiras. O investimento na renovação da frota de ônibus de Salvador significa promover um transporte público mais eficiente, menos poluente e mais digno para milhões de brasileiros que dependem diariamente desse serviço.”, destaca o ministro da Casa Civil e coordenador do Novo PAC, Rui Costa.
Para o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, a iniciativa reforça o papel histórico do banco no desenvolvimento do país. “Ao apoiar a renovação da frota de transporte coletivo de Salvador, o BNDES cumpre seu papel histórico de indutor do desenvolvimento. Essa operação, no âmbito do Novo PAC, combina melhoria dos serviços públicos, ganho ambiental com o aumento da adoção de ônibus Euro 6 e impacto direto na vida de mais de um milhão de passageiros por dia, reforçando o compromisso do Banco com cidades mais eficientes e sustentáveis.”, explica.
Qualidade do ar
Os ônibus com tecnologia Euro 6 atendem a padrões mais rígidos de controle de emissões, reduzindo a liberação de óxidos de nitrogênio e material particulado, o que contribui para a melhoria da qualidade do ar nas cidades.
A renovação da frota é considerada estratégica para capitais com grande demanda por transporte coletivo, como Salvador, que enfrenta desafios históricos de mobilidade e sustentabilidade urbana.
