Da Redação
Salvador conquistou, na última terça-feira (13), a maior premiação mundial na área de mobilidade sustentável, o Sustainable Transport Award (STA) 2026, concedido pelo Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP). A capital baiana foi reconhecida pelos avanços na expansão e modernização do BRT Salvador, com a adoção de ônibus elétricos, implantação de eletroterminal de recarga e ampliação de medidas de acessibilidade.
Entre os critérios que levaram à premiação estão as ações voltadas a passageiros com mobilidade reduzida ou deficiência e o programa Mulheres no Volante, iniciativa que promove a inclusão de gênero no transporte urbano da cidade.

Considerado o “Oscar” da mobilidade sustentável, o STA é concedido anualmente à cidade que se destaca na implementação de projetos inovadores de transporte sustentável. A premiação é organizada pelo ITDP, organização global sem fins lucrativos que atua em cidades de diversos países no desenvolvimento de sistemas de transporte mais eficientes, equitativos e sustentáveis.
A cerimônia oficial de entrega do prêmio será realizada no dia 11 de fevereiro, com transmissão online. Já em março, a Secretaria de Mobilidade (Semob), representando a Prefeitura de Salvador, receberá a premiação presencialmente em Washington, nos Estados Unidos.
Para o secretário de Mobilidade de Salvador, Pablo Souza, o investimento em eletrificação vai além da modernização do transporte. “Ao investir em ônibus elétricos e infraestrutura acessível, não estamos apenas mudando a forma como as pessoas se deslocam pela cidade, mas também avançando em nossos objetivos mais amplos de melhorar a equidade, a ação climática e a qualidade de vida. O BRT Salvador já está proporcionando benefícios reais a milhares de residentes todos os dias.”, afirmou.
A CEO do ITDP, Heather Thompson, também destacou o exemplo da capital baiana. Segundo ela, “o compromisso de Salvador em expandir o BRT nos mostra que investimentos e políticas estratégicas podem impulsionar ações reais em mobilidade elétrica, melhorando o acesso, a qualidade do ar e a equidade”, disse.
Além de Salvador, outras duas cidades receberam menções honrosas do ITDP. Kochi, na Índia, foi reconhecida por seu sistema de balsas que conecta ilhas da região, enquanto Santiago, no Chile, foi destacada pelos avanços na eletromobilidade, com a maior frota de ônibus elétricos da América Latina.
No texto que anuncia Salvador como vencedora, o ITDP ressaltou os ganhos ambientais do BRT da capital baiana. “Desde o início das operações, o novo corredor ajudou a reduzir 780 toneladas de emissões acumuladas de CO₂, um número que deve aumentar à medida que os ônibus expandirem sua quilometragem, podendo atingir até 220 km por veículo por dia”, publicou o instituto.
BRT Salvador
Em operação desde 2022, o BRT Salvador conta atualmente com oito ônibus elétricos e abriga o maior terminal elétrico do país, com capacidade para carregar até 20 veículos simultaneamente. A Prefeitura também mantém tratativas com o Banco Mundial para a aquisição de mais 100 ônibus elétricos para o transporte público da cidade.
Além da eletrificação da frota, as estações do BRT dispõem de recursos de acessibilidade, como elevadores e embarque nivelado, que facilitam o acesso de passageiros com mobilidade reduzida. Algumas unidades também oferecem bicicletários, além de estações de compartilhamento de bicicletas e patinetes elétricos, incentivando a integração entre transporte coletivo e mobilidade ativa.
