Da Redação
O prefeito Bruno Reis (União Brasil) participou, na manhã desta quinta-feira (15), da tradicional Lavagem do Bonfim, realizada na região da Cidade Baixa, em Salvador. Ele chegou pouco antes das 8h à Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio, onde acompanhou o culto ecumênico que marcou o início oficial da celebração religiosa.
Em coletiva à imprensa, o gestor falou sobre as expectativas para o ano e destacou o simbolismo da festa para Salvador e para a Bahia. “Desejo que seja um ano de muitas entregas, de muitas realizações. Que possamos tirar projetos do papel, até maiores do que os que já realizamos até aqui. Essa será a maior Lavagem do Bonfim de toda a história, pela quantidade de visitantes que tem em Salvador, pelo sentimento hoje do povo baiano de entusiasmo, de ver nossa cidade se transformando, de ver a cidade vibrante. Esse sentimento move as pessoas a virem para as ruas, a curtirem a cidade, a celebrarem datas históricas como essas”, afirmou.
Acompanhado da vice-prefeita e secretária municipal de Cultura e Turismo (Secult), Ana Paula Matos, além de secretários municipais, vereadores e lideranças políticas, Bruno Reis seguiu em caminhada rumo à Basílica Santuário Nosso Senhor do Bonfim, na Colina Sagrada. O percurso tradicional do cortejo com quase 7 km de extensão.
Durante o trajeto, o prefeito reforçou o caráter religioso da celebração. “Essa é, sem sombra de dúvidas, a maior festa religiosa do nosso Estado, se não for a maior do Brasil. Todo mundo que vem aqui vem em nome da sua devoção, da sua fé, das suas crenças, para renovar as suas esperanças”, disse.
Bruno Reis contou ainda que participa do cortejo há cerca de 35 anos de forma ininterrupta e afirmou que pretende manter a tradição. “Se Deus me der força, disposição e entusiasmo, estarei aqui até os últimos dias da minha vida. Sou um homem de muita fé e tenho certeza de que essa caminhada revigora nossas energias. Que o Senhor do Bonfim nos ilumine para seguirmos firmes em nosso propósito”, declarou.
Considerada a segunda maior manifestação popular da Bahia, atrás apenas do Carnaval, a Lavagem do Bonfim é reconhecida como Patrimônio Imaterial do Brasil. Em 2026, o festejo tem como tema “O Exercício do Ministério Público de Jesus, o Amado Senhor do Bonfim”.
