domingo, 15 fevereiro, 2026

EXPEDIENTE | CONTATO

Pelourinho tem teatro infantil gratuito neste domingo

Da Redação

Criança, verão e férias escolares formam a combinação ideal para o teatro, e a Funceb aposta nessa equação com a programação infantil do projeto Verão das Artes. As apresentações acontecem neste domingo (18) e no dia 1º de fevereiro, sempre às 16h30, no Largo Pedro Archanjo, no Pelourinho.

A iniciativa reúne espetáculos voltados ao público infantil e às famílias, com temas que passam por diversidade cultural, mitologia afro-brasileira, autoestima, autonomia, família e sonhos, em uma proposta lúdica e educativa.

Neste domingo (18), o espetáculo Menino Rei promete encantar a criançada ao abordar a mitologia afro-brasileira. Com direção criativa de Matheus Ambrozi, a montagem apresenta a complexidade dos orixás a partir da relação entre Nanã e Omolu, mãe e filho.

“Aproximar o público infantil da cultura afro-brasileira é um desafio educacional que vem sendo desmistificado com a afirmação da lei 11645/08”, afirma o diretor. “A lei é um marco educacional que nos legitima a continuidade e presença das artes negras e indígenas no ensino escolar”, completa.

No palco, bailarinos-atores conduzem o público por um universo em que fantasia e realidade se misturam. A peça propõe reflexões sobre pertencimento, identidade e autoestima, explorando o corpo que dança, brinca e guarda memória, além de abordar temas como maternidade, adoção parental e integração social.

Já no dia 1º de fevereiro, o público confere Maria Minhoca, espetáculo da Cia Cuca de Teatro, que traz palhaçaria e linguagem circense. Com 27 anos de trajetória, o grupo é responsável pelo Festival Nacional de Teatro Infantil, realizado há 17 edições em Feira de Santana.

Baseada na obra de Maria Clara Machado, a montagem narra a história do apaixonado Chiquinho Colibri, que enfrenta uma série de confusões para se aproximar de Maria Minhoca, contrariando os planos do pai da jovem, Mister João Buldog da Silva.

“A gente brinca um pouco que Maria Minhoca parece o clássico Romeu e Julieta na ótica dos palhaços”, explica Elizete Desteffani-Motté, atriz e produtora da companhia. “Esses temas, quando vêm para o mundo dos palhaços, se tornam mais leves e mais próximos da criança”, afirma.

Elizete destaca ainda que o espetáculo dialoga tanto com crianças quanto com adultos. “No mundo da criança tudo é de muito mais fácil resolução, assim como é para o palhaço”, reforça.

Os diretores também valorizam a realização do projeto em espaços do Centro Histórico de Salvador. Para Matheus Ambrozi, integrar o Verão das Artes “é estimular o contato do público com a nossa ancestralidade e com a cultura local, em Salvador, no maior estado negro para além da diáspora africana”.

“É fundamental que atrações para a infância estejam presentes nos grandes eventos”, completa Elizete. “Trabalhamos com esse público há 27 anos justamente para fortalecer o teatro para a infância no Brasil”.

O projeto Verão das Artes foi contemplado nos Editais da Política Nacional Aldir Blanc Bahia e conta com apoio financeiro do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBA), via PNAB, direcionada pelo Ministério da Cultura.

A programação realizada pela Funceb ao longo de janeiro e fevereiro integra o projeto Verão da Bahia. Um Estado de Alegria, promovido pelo Governo do Estado, por meio da SecultBA, em parceria com suas unidades vinculadas.

Arquivos