sexta-feira, 30 janeiro, 2026

EXPEDIENTE | CONTATO

Base de Jerônimo Rodrigues negocia cargos para evitar saída de Coronel

Da Redação

Uma força-tarefa foi montada no Centro Administrativo da Bahia (CAB) para tentar manter o senador Angelo Coronel (PSD) na base aliada do governador Jerônimo Rodrigues (PT). A articulação avançou nesta semana, quando o grupo petista apresentou um conjunto de propostas para evitar que o parlamentar migre para a oposição.

De acordo com a reportagem do jornalista Henrique Brinco, do site BNews, o chamado “pacotão” inclui vagas estratégicas para contemplar a família de Coronel. A principal proposta seria oferecer a vaga de vice na chapa de Jerônimo ao deputado federal Diego Coronel (PSD), responsável por conduzir as negociações em nome do pai nos bastidores.

Caso Diego assuma a vice, o Palácio de Ondina patrocinaria uma campanha robusta para que Angelo Coronel dispute novamente uma vaga na Câmara dos Deputados. O desenho político buscaria manter o senador alinhado ao governo estadual e preservar a base aliada para 2026.

De acordo coma reportagem, outro cenário apresentado nas negociações, envolveu a suplência do senador Jaques Wagner (PT), que poderia ser ocupada por Angelo Coronel ou por sua esposa, a administradora Eleusa Coronel. Todas as propostas, no entanto, foram recusadas na última reunião, realizada diretamente com Diego Coronel.

Apesar das negativas iniciais, Angelo Coronel ainda aguarda uma posição oficial de Jerônimo Rodrigues para definir seu futuro político. Segundo as apurações, até o momento não há qualquer encaminhamento formal para uma aliança com o pré-candidato ACM Neto (União Brasil).

Caso seja definitivamente preterido pelo grupo governista, Coronel pretende abrir diálogo com aliados antes de tomar uma decisão final sobre seu posicionamento político.

Angelo Coronel foi eleito senador em 2018 em uma chapa ao lado de Jaques Wagner. Na ocasião, sua candidatura gerou controvérsia ao impedir a reeleição de Lídice da Mata (PSB). Agora, o cenário se repete, já que o PT trabalha para lançar Wagner e Rui Costa nas duas vagas ao Senado na chapa majoritária de Jerônimo.

Arquivos