terça-feira, 10 fevereiro, 2026

EXPEDIENTE | CONTATO

Guarda Municipal terá novo concurso em 2026 e usará câmeras corporais

Da Redação

O prefeito Bruno Reis (União Brasil) anunciou, nesta segunda-feira (2), que a Prefeitura de Salvador realizará, ainda em 2026, um novo concurso para a Guarda Municipal. A iniciativa integra o Plano Municipal de Segurança Pública e Defesa Social de Salvador (PMSPDS), encaminhado à Câmara de Vereadores no final de 2025.

Além do concurso, o prefeito confirmou a implantação de câmeras corporais para os agentes da Guarda Civil Municipal (GCM). Segundo ele, as ações previstas no plano não estão condicionadas à aprovação imediata do projeto pelo Legislativo. “Agora em 2026 nós vamos realizar um novo concurso da Guarda Municipal. Vamos implantar as câmeras corporais. Todas essas iniciativas estão no plano”, afirmou.

Bruno Reis destacou que, apesar de o PMSPDS ainda não ter sido votado pela Câmara, o cronograma de ações para este ano segue mantido. “O fato da Câmara ainda não ter aprovado não está comprometendo as ações planejadas para este ano. Mas a gente espera que esse plano possa ser aprovado com brevidade para ser mais um instrumento no enfrentamento à violência”, disse, pouco antes da leitura da Mensagem do Executivo na reabertura dos trabalhos legislativos.

De acordo com o prefeito, vereadores que integram a comissão responsável pelo tema ainda devem apresentar contribuições ao texto. Ele lembrou que, em janeiro, houve uma reunião de trabalho em Salvador com o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, que sugeriu ajustes ao plano. “Tinha vereadores dessa comissão presente; eles vão incorporar estas contribuições e a Câmara vai se debruçar. É óbvio que a Câmara tem muito para ajudar e, com isso, termos o plano aprovado”, afirmou.

O chefe do Palácio Thomé de Souza reforçou que, embora a segurança pública não seja atribuição direta dos municípios, a gestão municipal tem buscado contribuir. “Apesar do prefeito não comandar a Polícia Militar e a Polícia Civil, nós estamos com esse plano tentando dar a nossa contribuição”, pontuou.

Bruno Reis também ressaltou que o plano foi bem recebido pelo Governo do Estado. “Na apresentação do plano, o governador e a sua equipe estavam presentes, inclusive elogiaram muito o plano. Nas questões de segurança, eu sempre deixei de lado as questões político-partidárias”, destacou.

Entregas

Ao fazer um balanço das ações da Prefeitura no último ano, o prefeito citou obras de construção e reforma de escolas, viadutos para melhoria da mobilidade urbana e a requalificação da nova orla de Pituaçu.

Segundo ele, o trecho requalificado da orla se tornou um dos principais pontos de lazer da cidade. “Entregamos o maior trecho de Orla, que virou o novo point da cidade, um verdadeiro sucesso, implementando um novo modelo de parceria com a iniciativa privada”, afirmou. De acordo com o gestor, aos finais de semana circulam cerca de 100 mil pessoas no local, com faturamento superior a R$ 700 mil por mês, gerando empregos.

O prefeito informou ainda que a gestão pretende avançar com projetos estruturantes nos próximos meses, como o Teleférico do Subúrbio e o Centro de Convenções do Centro Histórico. “Minha expectativa é até março colocar as licitações na rua, contratar as empresas e iniciar esse ano as obras”, declarou.

Bruno Reis concluiu destacando entregas previstas para 2026, como o Centro de Controle de Operações, a Arena Multiuso, o Hub do Subúrbio e uma nova maternidade com o Hospital da Criança. “Então, 2026 talvez vai entrar para a história de Salvador com o ano de maiores entregas da cidade”, finalizou.

Arquivos