Da Redação
O desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano assumiu oficialmente a Presidência do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) para o biênio 2026-2028, durante solenidade pública realizada nesta quinta-feira (5), no Fórum Ruy Barbosa, em Salvador. O evento ocorreu três dias após a posse formal, realizada em sessão plenária, e marcou simbolicamente o início da nova gestão.
Rotondano sucede a desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, que comandou o Judiciário baiano no biênio 2024-2026. A cerimônia foi marcada por clima de celebração, expectativa e respeito às tradições institucionais, com a entrada dos desembargadores por ordem de antiguidade, ao som da banda da Polícia Militar da Bahia.
A nova Mesa Diretora do TJBA é composta por cinco integrantes. Além do presidente José Edivaldo Rocha Rotondano, assumem funções estratégicas os desembargadores Josevando Andrade, como 1º vice-presidente; Mário Albiani Júnior, como 2º vice-presidente; Salomão Resedá, corregedor-geral da Justiça; e a desembargadora Pilar Célia Tobio de Claro, corregedora-geral do Foro Extrajudicial.

Em seu primeiro discurso à frente do Tribunal, Rotondano destacou o compromisso com a valorização dos magistrados, servidores e colaboradores. “Estamos, pouco a pouco, recuperando o protagonismo que o Judiciário baiano merece. Nossos juízes(as), servidores(as), colaboradores(as) são pessoas sérias e dedicadas e merecem ser, adequadamente, reconhecidas e prestigiadas pelo trabalho que desempenham. Eu estarei ao lado dos senhores(as) que fazem esse Tribunal acontecer no dia a dia”, afirmou.
A solenidade também foi marcada por inovação e valorização da cultura baiana, com a participação do Grupo Filhos de Gandhy, reforçando o vínculo entre o Judiciário e as tradições culturais do estado.
A presidente antecessora, desembargadora Cynthia Resende, destacou o sentimento de dever cumprido ao encerrar sua gestão. “Estou, nesse momento, envolvida em uma atmosfera de imensidão pelo dever cumprido e de tranquilidade, por ter certeza de que a nova jornada que se avizinha será capitaneada por um líder vocacionado, que navegará adiante levando as experiências trazidas pelos seus antecessores, elevando ainda mais a nossa Corte e a nossa Justiça”, declarou.
Tradição institucional
A posse pública da Mesa Diretora é uma tradição histórica do Tribunal de Justiça da Bahia. O rito teve início na área externa do Fórum Ruy Barbosa, com a passagem da então presidente Cynthia Resende em revista à Guarda de Honra da Polícia Militar.
Na sequência, José Rotondano, Cynthia Resende e o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, depositaram uma coroa de flores no subsolo do Fórum, onde estão os restos mortais de Ruy Barbosa e de sua esposa, Maria Augusta.
Já no Salão Nobre, o novo presidente foi recepcionado ao som da música Força Estranha, composição de Caetano Veloso eternizada na voz de Gal Costa, acompanhado pelas madrinhas da cerimônia, as desembargadoras Soraya Moradillo e Maria do Socorro Santa Rosa de Carvalho de Habib.
Após a leitura do termo de compromisso, José Edivaldo Rocha Rotondano recebeu os cumprimentos da antecessora e passou a conduzir oficialmente a solenidade, que seguiu com a posse dos vice-presidentes e corregedores.
