Da Redação
A Prefeitura de Salvador inaugurou, nesta sexta-feira (6), uma nova contenção de encosta localizada entre a Baixa da Urbis e a Travessa São Paulo, no bairro de São Marcos. Com investimento de R$ 3,2 milhões, a intervenção garante mais segurança e tranquilidade aos moradores da região, que conviviam há anos com o risco de deslizamentos de terra, especialmente no período de chuvas.
A obra foi executada em uma área de 1,7 mil metros quadrados, utilizando a técnica de solo grampeado, além da implantação de serviços de drenagem. Antes da execução, o talude passou por limpeza, com retirada de lixo e entulhos acumulados.
Técnicos da Defesa Civil de Salvador (Codesal) e da Superintendência de Obras Públicas (Sucop) realizaram estudos prévios de topografia, análise do tipo de solo e avaliação da inclinação da encosta, a fim de definir a solução técnica mais adequada para o local.
Durante a entrega da estrutura, o prefeito Bruno Reis (União Brasil) destacou o impacto direto da obra na vida da comunidade. “Esse investimento trouxe mais segurança para as famílias que moram embaixo da encosta e que esperaram há 45 anos por uma solução definitiva como esta. Agora, todos poderão dormir em paz. Muitos, na época das chuvas, não conseguiam ficar sequer em suas casas, porque não tinham a tranquilidade necessária, com medo da encosta desabar”, afirmou.
Esta é a segunda contenção de encosta inaugurada pela Prefeitura apenas nesta semana. Na última terça-feira (3), a gestão municipal entregou uma estrutura semelhante na Travessa Real, no bairro de Plataforma.
O prefeito reforçou que as intervenções fazem parte de um conjunto contínuo de investimentos em infraestrutura voltados à prevenção de riscos, destacando que o trabalho de proteção de encostas ocorre durante todo o ano. Desde 2013, o município já realizou a proteção de mais de 570 áreas de risco.
“Isso mostra por que Salvador hoje é mais resiliente às chuvas. Não existe cidade imune a volumes intensos em pouco tempo, mas essas obras têm capacidade de salvar vidas”, acrescentou o gestor.
Ainda de acordo com o prefeito, foram autorizados recentemente cerca de R$ 2 milhões para a manutenção de geomantas instaladas na cidade. As estruturas, formadas por geotêxtil com concreto jateado, também são utilizadas para prevenir deslizamentos em áreas de risco.
