Dois homens, de 33 e 34 anos, e uma mulher, de 26, foram presos na manhã deste sábado (14) enquanto realizavam uma compra fraudulenta de abadás em um centro comercial no bairro Caminho das Árvores, em Salvador. O grupo utilizava um programa para alterar o valor da compra do material.
As investigações da Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon) apontam que a loja teve prejuízo superior a R$ 10 mil devido a reiteradas compras fraudulentas atribuídas aos suspeitos.
Policiais da Decon foram até o estabelecimento e flagraram o trio no momento da prática criminosa. Um quarto integrante conseguiu fugir, e diligências seguem em andamento para identificá-lo e localizá-lo.
Os três foram conduzidos à unidade especializada e autuados em flagrante por associação criminosa e estelionato. Eles permanecem custodiados à disposição do Poder Judiciário.
Operação Abadá
A ação integra a Operação Abadá, deflagrada pela unidade especializada, vinculada ao Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic). O objetivo é reprimir o comércio clandestino de abadás, combater fraudes contra consumidores e coibir a circulação de produtos irregulares.
Segundo a Polícia Civil, a operação seguirá até o fim do Carnaval, período em que aumenta a procura por abadás e, consequentemente, os riscos de golpes e irregularidades.
