Da Redação
O segundo dia de Carnaval em Salvador registrou aumento expressivo de público nos circuitos oficiais e superou a marca de 1,5 milhão de foliões nas ruas da capital baiana. Os dados foram apresentados neste sábado (14), no Campo Grande, pelo prefeito Bruno Reis (União Brasil), durante coletiva de imprensa.
No circuito Barra/Ondina (Dodô), o número de foliões saltou de 630 mil no primeiro dia para cerca de 1 milhão na sexta-feira. Já os circuitos Osmar (Campo Grande) e Batatinha (Pelourinho) registraram 530 mil pessoas no segundo dia da festa.
“Nos três principais circuitos tivemos mais de 1,5 milhão de pessoas. Quando a gente soma com os foliões que passaram pelos outros circuitos, nos bairros, com certeza superamos 2 milhões de pessoas nas ruas. Isso aumenta a expectativa para hoje. A gente sabe que o sábado tradicionalmente é o dia mais cheio, e ainda tem pessoas chegando”, afirmou o prefeito.
Ele destacou que a ocupação hoteleira chegou a 98,8% na sexta-feira, considerada recorde para o dia. “A ocupação hoteleira é um recorde para uma sexta-feira. Para vocês terem ideia, na sexta-feira do ano passado, nós tínhamos 84% de ocupação”, pontuou.
Reforço no Centro e previsão de chuva
O gestor municipal informou que reforçou a programação no Centro com o objetivo de atrair mais foliões e reduzir a concentração no circuito Barra/Ondina. Também haverá ampliação das barreiras de revista para agilizar o acesso aos espaços.
“Fortalecemos aqui a programação do centro. Já está começando praticamente agora, a partir de 13 horas, temos aí grandes atrações contratadas pela Prefeitura que vão atrair o povo para o Centro. A gente precisa quebrar a quantidade de foliões lá na Barra-Ondina. Mesmo com esse um milhão de pessoas que estiveram ontem lá, os serviços públicos funcionaram bem”, avaliou.
Sobre a chuva que atinge Salvador desde as primeiras horas do dia, Bruno explicou: “Já choveu, hoje, metade do que estava previsto para o dia inteiro. A previsão é de que chegue a 31 milímetros, porém teve áreas da cidade que já passaram de 16 milímetros. Será essa chuva esparsa, ou seja, chove e para. Sem grandes intensidades. É um fenômeno meteorológico e a expectativa é que ele possa se dissipar a partir de segunda-feira”.
No circuito Barra-Ondina estão previstas 29 apresentações neste sábado, mesmo número do ano passado. “Em 2024, nós chegamos a ter 40 apresentações na Barra-Ondina no dia do sábado, ano passado reduzimos para 29, sendo mantivemos 29 para este ano”, ressaltou.
Turismo em alta
O segundo dia oficial da festa também registrou crescimento no fluxo aéreo e rodoviário. No Aeroporto de Salvador, foram contabilizados 103 pousos, contra 88 na sexta-feira de Carnaval de 2025 — aumento aproximado de 17%.
O número de passageiros desembarcados chegou a 14.941, frente a 12.986 no mesmo dia do ano anterior, alta de cerca de 15%. Já a rodoviária registrou 731 chegadas de ônibus, ante 665 em 2025, avanço próximo de 10%. O total de passageiros desembarcados foi de 14.688, superando os 13.692 do ano passado, crescimento em torno de 7%.
A taxa média de ocupação hoteleira atingiu 97,88% no segundo dia oficial do Carnaval de 2026. Em 2025, o índice era de 84,31%, crescimento superior a 13 pontos percentuais.
Para a vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos, os números refletem planejamento e promoção do destino. “Esses dados confirmam que Salvador segue cada vez mais forte como principal destino do Carnaval do Brasil. O crescimento no número de turistas e a alta ocupação hoteleira demonstram a confiança do visitante na nossa cidade, fruto de um esforço conjunto que envolve cultura, turismo, serviços e acolhimento”, destacou.
