Da Redação
O Carnaval de Salvador vai ganhar oficialmente mais um dia em 2027. O anúncio foi feito pelo prefeito Bruno Reis (União Brasil)nesta terça-feira (17), durante coletiva de imprensa, ao detalhar mudanças no calendário do pré-Carnaval.
A principal alteração envolve o Pipoco, tradicionalmente realizado na terça-feira que antecede a abertura oficial da festa. Em 2027, o evento, puxado por Leo Santana, será antecipado para a sexta-feira, dia 29 de janeiro.
Com isso, o pré-Carnaval passa a começar ainda em janeiro, ampliando a programação e estendendo o período de movimentação turística e econômica na capital baiana.
“Na prática, isso representa mais um dia de festa. Mais trabalho, mais turistas na cidade, mais dias para a galera trabalhar, vender suas mercadorias, com dinheiro circulando”, afirmou o prefeito.
Mudança por causa do calendário
A alteração ocorre por conta do calendário de 2027. O dia de Iemanjá, celebrado em 2 de fevereiro, cairá justamente na terça-feira que antecede a abertura oficial do Carnaval, na quinta-feira.
Com a reorganização, o calendário do pré-Carnaval ficará da seguinte forma: Pipoco na sexta-feira (29 de janeiro), seguido por Furdunço no sábado, Fuzuê no domingo, Segunda-Feira Sem Lei com Xanddy Harmonia, Festa de Iemanjá e Habeas Copos na quarta-feira.
“O que isso representa na prática? Mais um dia de festa para o ano que vem, mais trabalho, mas também mais turistas na cidade, mais dias para a galera trabalhar, vender suas mercadorias, com dinheiro circulando”, ressaltou.
Impacto econômico
O prefeito também destacou dados da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), com base em pesquisa de satisfação realizada durante a festa.
“Teve gente que veio no pré-Carnaval, voltou e retornou no Carnaval. Tem gente que veio só no pré-Carnaval, tem gente que veio no meio, pegou no pré-Carnaval e seguiu, tem gente que está chegando agora no final do Carnaval”, declarou.
Segundo ele, a decisão leva em consideração o peso econômico do evento para a cidade.
“Eu não preciso falar da importância desse evento para a nossa economia, porque os números vocês já conhecem, mas diante do calendário, diante da importância desse evento, nós tomamos essa decisão. Então, no ano que vem vamos ter um dia mais, que sem sombra de dúvidas vai ajudar ainda mais a incrementar toda a nossa economia”, salientou.
A ampliação do calendário reforça a estratégia de fortalecer o turismo e ampliar a circulação de renda na capital, especialmente em um período tradicionalmente marcado por alta ocupação hoteleira e grande fluxo de visitantes.

