quarta-feira, 18 fevereiro, 2026

EXPEDIENTE | CONTATO

Acabou! Arrastão na Quarta-Feira de Cinzas encerra Carnaval 2026

O Arrastão na Quarta-Feira de Cinzas marcou o encerramento do Carnaval de Salvador 2026 nesta quarta-feira (18), no Circuito Dodô (Barra/Ondina), em uma edição considerada a maior da história em número de artistas. Cinco atrações comandaram trios sem cordas e mantiveram o caráter aberto da festa: Carlinhos Brown, Léo Santana, Tony Salles, Danniel Vieira e o grupo Fantasmão.

Sem cordas, o cortejo começou por volta das 10h e reuniu foliões, ambulantes, cordeiros, catadores e trabalhadores da festa lado a lado. Antes de sair, Brown realizou o tradicional Padê e abriu o desfile cantando “Na beira do mar”.

Foto: Joka Gueiros/ Secom PMS

A tradição das participações especiais também marcou o evento. Léo Santana levou ao trio Falcão, do Guig Ghetto; Flavinho, do Pagod’art; além de Vinny Nogueira, Raysson Lima e Filhos de Jorge. Já Edcity voltou a se apresentar à frente do Fantasmão, celebrando os 20 anos da banda.

Danniel Vieira prestou homenagem aos agentes da Limpurb. “São muitas pessoas que atuam para o Carnaval acontecer, para que as pessoas se divirtam. Eu falo dos agentes de limpeza, mas que todos profissionais que trabalharam durante a folia se sintam contemplados nesse Arrastão”, afirmou o cantor, que misturou pagodão, arrocha, sertanejo e forró no repertório.

Entre os foliões, o clima foi de despedida prolongada. Cristiano Chicabon, 51 anos, voltou à avenida para acompanhar Brown. “Fui para casa dormir e voltei hoje. Sou folião desde que nasci e vim para ver o Cacique. O Carnaval só acaba depois que Brown passa. Todo ano estou aqui batendo ponto. Enquanto tiver força e minha mulher do meu lado, nós viremos.”

De Cianorte (PR), Luan Henrique Guarido, 28, participou pela primeira vez. “Foi maravilhoso. Vi Bell Marques ontem (17), estou de ‘virote’ aqui para acompanhar os últimos minutos. Fico aqui em Salvador até amanhã, mas já estou com vontade de voltar”, disse.

Carnaval dos recordes

A vice-prefeita e secretária municipal de Cultura e Turismo (Secult), Ana Paula Matos, acompanhou o encerramento e destacou o simbolismo do momento. “O Arrastão é esse abraço coletivo que Salvador dá para se despedir do Carnaval. É o povo na rua, celebrando nossa cultura, nossa música e a alegria que só essa cidade sabe produzir. Encerramos a festa com responsabilidade, organização e, sobretudo, com muito amor pela nossa gente. Batemos recorde no turismo, fizemos ações na área social, ambiental e tecnológica para garantir o melhor Carnaval de todos os tempos, com maior participação popular”, declarou.

Com o tema “O Samba Nasceu Aqui”, a programação de 2026 reuniu mais de 700 atrações nos circuitos oficiais e outras 520 apresentações em bairros e palcos temáticos.

Para o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, 2026 consolidou o “Carnaval dos recordes”. “Tivemos dias incríveis nessa maratona que começou duas semanas antes, com o Furdunço e o Fuzuê. Conseguimos equilibrar as atrações e tornar os circuitos mais fluidos. Tivemos uma grande abertura em homenagem aos 110 anos do samba, fortalecendo todo o ecossistema do gênero”, afirmou.

Na terça-feira (17), o Carnaval de Salvador entrou para o Guinness World Records com a maior ação de reciclagem de latas de alumínio do mundo. Em 2025, a capital baiana já havia sido reconhecida como a cidade com o maior carnaval de trio elétrico do planeta.

Publicidade

Arquivos