quinta-feira, 24 abril, 2025

EXPEDIENTE | CONTATO

UFBA reaparece entre as 1.000 melhores faculdades do mundo

A Universidade de Brasília aparece no grupo das 801 a 1.000 melhores instituições mundiais.

Brasil perde seis universidades no ranking das melhores do mundo.

Cai de 21 para 15 o número de instituições de ensino superior brasileiras na lista das mil melhores do mundo, segundo pesquisa anual publicada na revista britânicaTimes Higher Education. A USP é a mais bem colocada do país

O Brasil caiu no ranking de melhores universidades do mundo. Pesquisa divulgada ontem pela publicação britânica Times Higher Education (THE) mostrou que o país tem apenas 15 instituições na lista das mil melhores do mundo — seis a menos do que no ranking do ano passado, quando eram 21. Em 2016, o número de universidades era ainda maior, 27.

A mais bem colocada,  pelo segundo ano consecutivo, é a Universidade de São Paulo (USP), que se encontra no grupo das 251 a 300 melhores. A USP, segundo o estudo, apresentou melhora em itens como: ambiente de ensino, impacto das citações e perspectiva internacional. Em seguida vem a Unicamp (veja quadro ao lado). A partir da posição nº 200, o ranking passa a considerar as universidades por grupos.

A Universidade Federal da Bahia (UFBa), que não aparecia entre as mil em 2017, passou a integrar o quadro. Entre as instituições que perderam colocação está a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

A lista de melhores instituições de ensino superior do mundo é liderada pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, seguida por Cambridge, pelo segundo ano consecutivo. Em terceiro aparece a Stanford, nos Estados Unidos. A Universidade de Yale é a única novata no top 10, alcançando o oitavo lugar. Enquanto isso, a ETH Zurich da Suíça saiu deste grupo de elite, caindo do 10º para o 11º lugar.

Arquivos