Professores se reuniram com representantes da gestão estadual na Assembleia Legislativa. Líder do governo deputado Rosemberg Pinto comandou encontro.
Membros de associações de professores das universidades estaduais da Bahia se reuniram, nesta quarta-feira (3), com representantes do governo do Estado para discutir a pauta de reivindicação da categoria. O encontro foi intermediado pelo líder governista na Casa de Leis, deputado Rosemberg Pinto (PT).
“Muito importante a reabertura desse canal de diálogo. O Parlamento cumpre seu papel de informar ao Executivo que o movimento docente está querendo dizer algo”, destacou o parlamentar petista.
Este foi o segundo encontro entre o Fórum das Associações, entidade que reúne diversas representações dos docentes dos institutos de ensino superior mantidos pelo Estado, e a Alba. Além das representações sindicais, participaram da reunião membros das Secretarias Estaduais de Educação (SEC), de Relações Institucionais (Serin) e de Administração (Saeb). Para o superintendente de Recursos Humanos da Saeb, Adriano Tambone, o mais importante do encontro foi o restabelecimento do diálogo.
“O momento não é de, em duas ou três vezes que se sentar, resolver os problemas. Vivemos uma situação que não temos como resolver a curto prazo. O cenário é complexo, temos demandas de todo o funcionalismo. Esperamos que o grupo tenha compreendido e que a gente tenha aberto essa possibilidade de um diálogo permanente para uma solução gradativa, de médio e longo prazo”, frisou o técnico da pasta. Além de Tambone, participaram o chefe de Gabinete da SEC, Március Gomes, e a coordenadora de Articulação Social da Serin, Mary Cláudia Cruz e Souza.
Para André Uzêda, professor da Universidade Federal de Feira de Santana (Uefs) e coordenador do Fórum das Associações Docentes, o balanço é positivo.
“O governo está mais sensibilizado e os Fóruns das ADs quer sim negociar. Não estamos convocando uma assembleia para discutir uma greve sem antes negociar. Nesse sentido, a reunião foi muito proveitosa, apesar de ainda ser muito pouco, mas foi positivo. Agora vamos sentar e decidir”, disse o educador.
Uma reunião ficou acertada para a próxima segunda-feira (8) entre os docentes sindicalistas e representantes da gestão estadual para voltar a discutir a pauta das reivindicações apresentada pelos professores.